VISITANTES

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NA TERRA DOS SONHOS REAIS
Martins Laje - Campos dos Goytacazes (RJ)



   Meu nome é Claudia, Claudia Richer.
   O sobrenome lhes soa vagamente familiar?
   Sou neta de Jacques Richer que ergueu e dirigiu a destilaria de Martins Laje, em Campos, RJ.
   E já que vou contar uma história, devo começar como todas as outras que ouvi ao longo da vida.
   Era uma vez, há muitos e muitos anos, uma menina que teve o privilégio de conhecer e viver em um reino encantado. Como aqueles dos contos de fada que saltam dos livros e das telas do cinema. Tão encantado e tão mágico que até hoje passeia pelos pensamentos e pela imaginação da criança que deixei de ser faz tempo.
   Um dia Martins Laje apareceu em minha vida de menina gorducha, cheia de cachinhos, vestidos com rendas e babados, pulseiras e muito outros enfeites. Apareceu porque lá viviam meus avós paternos, Carmem e Jacques Richer. E nunca mais saiu de mim, ainda que eu e o tempo insistamos em negar.
   Martins Laje não era nada, talvez um ponto distante no mapa. Apenas isso.
   Mas para mim era tudo.
   Era apenas uma rua, de terra batida, mas parecia Nova York, o centro do mundo, do meu mundo, do mundo que meus olhos de criança enxergavam. Era a aventura, o sonho, o horizonte sem limites, o tudo querer e o tudo conseguir. Era um reino de princesa para alguém que se imaginava dona do mundo. A casa 4 era um reino com direito a jardim, bola de gude, amarelinha, casa de boneca, teatro com palco e cortina(a paixão é antiga mesmo), horta, pé de carambola, tamarindo, galinheiro, gatos... o céu mais lindo do mundo, sempre estrelado! E as estrelas sempre brilhavam em meus olhos, me fazendo sonhar, sonhar, sonhar.
   Mas não tinha televisão (não era época ainda). Computador, então, nem se fala. Tinha telefone, mas era preciso chamar a telefonista do posto primeiro e pedir a ligação.
   É, podem perguntar o que este lugar tinha de tão especial?
   Tudo.
   Tinha a imaginação solta, a felicidade por tudo e por nada, a capacidade infinita de sonhar sem limites. E o que pode ser melhor do que a capacidade de sonhar sem limites?
   Tinha o amanhã sem receios, sem medo, sem tristeza, e até mesmo sem amanhã.
   Tudo era hoje, agora.
   Tinha cana também, tirada diretamente do pé, em frente de casa, perto da linha do trem.
   Tinha trem. É, trem. Maria Fumaça mesmo.
   Tinha chaminé e o apito das 11h30 anunciando a hora de almoço.
   Tinha Guilhermino, o jardineiro e Vera, sobrinha dele; seu Francisco que cuidava da horta e Rosa, filha dele; Noêmia, a cozinheira; Vilma, seu Martinho, Dona Anita; Vavá, o motorista; o sucesso dos meninos da casa 2; Maria Helena, professora do grupo escolar Alberto Lamego, bem na entrada de Martins Laje. Tinha tanta coisa, tanta gente, muitos nomes, muitos rostos, doces lembranças, as melhores possíveis. Alguns me fogem, outros, não, mas todos ficarão guardados para sempre no meu coração.
   Mas naquela época eu ainda não sabia como doeria reconhecer a necessidade de acordar e perceber o quanto tudo isso me faria falta um dia. Não sabia que abriria os olhos e veria que Martins Laje foi um sonho, um sonho encantado, é verdade, mas um sonho e que jamais voltaria a acontecer. Jamais seria meu outra vez. E eu jamais seria criança de novo para viver Martins Laje como antes.
   A casa dos sonhos reais desapareceria. Martins Laje despareceria. E a vida “normal”, “real” retomaria seu curso, nem sempre desejado, é verdade, mas retomaria. Como a Maria Fumaça que seguiu em frente e desapareceu. Como a chaminé que nunca mais apitou e hoje nem mesmo é um pálido retrato daquilo que um dia significou. Como a destilaria, que depois da morte do meu avô passou ganhou o nome dele e que hoje – abandonada – não passa de mais de uma imagem perdida no tempo.
   Mas naquele momento, a fartura de emoções era absoluta e eu só pensava nisso.
   Queria mais. Mais sonho, mais festa, mais estrelas brilhando, mais passeios a cavalo, mais, mais, mais. Tudo mais.
   Tudo mais! Nunca mais!!!!!!!!
   Tinha meu avô – super querido e super avô - que ensinava a mim e a Martha, minha irmã, a ver as horas no relógio de madeira com algarismos romanos no fundo do corredor. Que me deixava derrubar litros de álcool na destilaria, que deixava tudo. Lá, tudo era possível e permitido. Minha avó não tinha limites e permitiu que eu acreditasse na ilusão do para sempre.




   E assim eu cresci, achando que o mundo estaria eternamente a meus pés, como Martins Laje sempre esteve. Mas ninguém me avisou que de repente eu já não teria mais Martins Laje, estrelas, sonhos, infância. Muitos anos depois descobri que não era nada disso. E sofri até porque o mundo aqui fora era “o avesso do avesso” do que eu vivera até então. Tudo aconteceu tão depressa, e, no entanto, parece que foi ontem.
   Disney? Diante disso, quem precisava de Disney?
   Tinha cheiro de bolo, saindo quentinho do fogão a lenha, ovos batidos viravam glacês enfeitados, manteiga de nata, chuvisco, bolo de tronco, fios de ovos, gargalhada, joelho ralado, e sonhos (o doce também) à vontade. Sempre os sonhos. Doces ou não.
   Tinha a vendinha – com paçoca, picolé que ficava branco e muita bobagem colorida; o cinema capenga, coitadinho, mas que era um programa como poucos.
   Que fizeram de tudo isso? Onde foi parar o sonho? Onde foi parar Martins Laje?
   Martins Laje existiu mesmo algum dia? No meu sonho, talvez.
   Não saberia responder. Existiu?
   Como seria hoje lá? Como seria eu em Martins Laje?
   Parece que derrubaram a destilaria.... para onde foi tudo aquilo? Em que história foi morar o meu reino encantado?
   Para onde foi a criança que sonhava perto dos canaviais?
   Para onde foi o sonho? Para a memória, talvez. Para o passado, com certeza. Para o nunca mais? Será? Será mesmo?
   Mas Martins Laje está logo ali, tão perto, tão nítida, tão real... será?

   (Claudia Richer, Rio de Janeiro, outubro de 2011)


**********


4 comentários:

  1. Lindo, lindo, Cláudia! Eu e meus irmãos vivemos história bem parecida, numa fazenda dos nossos avós, até nossa família se mudar para Campos para irmos estudar no Liceu.
    E aí, você sabe, começou uma outra inesquecível história que jamais sairá das minhas boas lembranças de adolescente!
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  2. Enxugo as lágrimas para conseguir escrever este comentário. Cláudia, com suas palavras tão lindas você me transportou para o lugar onde eu também vivi um pedacinho da minha infância. Nossa! Também tinha cachinhos e vestia babadinhos... E estudei no Alberto Lamego. rsrs... Obrigada por compartilhar este belíssimo texto com a gente. Aposto que vc também brincava de se equilibrar nos trilhos, assim como eu e meus irmãos... Ah! E sabe aquele trem? Meu pai era o agente da estaçãozinha... Sim, Martins Laje ainda vive em mim. Em nós. Nós duas, a bordo das boas lembranças de infância.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua história, moro em martins lage e queria muito que ainda fosse assim, o tempo não preservou a hisória que deu "origem" a localidade, é um lugar calmo e tranquilo mas não é mais como o seu reino. bjs Jackson

    ResponderExcluir
  4. Cláudia, como tenho buscado um contato seu. Martins Lage não seria a mesma sem sua passagem. Aquela varanda, no 2º piso da casa de seu avô, ainda está lá. Todas as vezes que volto lá para reencontrar sentimentos , trago na lembrança aqueles concursos de "miss" organizados por você. Tínhamos um manto de veludo vermelho, coroa e muitas flores que eram encontradas embaixo da escada, perto da cozinha, para enfeitarmos o salão e preparar o ramalhete da vencedora. Suas férias em Martins Lage eram um EVENTO. Muitas atividades. Muita missa e novena no Convento dos Redentoristas. Muitos já se foram... Quem passou por Martins Lage na sua época, e ainda vive, jamais esquecerá sua criatividade para muitas peripécias... Encontrei com Vilma e amei a cabecinha branca... Lembro também que ia ao Rio, em sua casa na Hilário Gouveia, e não perdíamos um auditório de TV. Último capítulo da novela ao vivo : acho que Rosamaria Murtinho e Carlos Alberto. Inesquecível prá mim, garota da "roça" com olhos encantados pela oportunidade de vivenciar maravilhas coloridas da cidade grande. Você pode não se lembrar , mas foi muito importante para ampliar horizontes e me fazer querer ser mais... Vovô Richer e Cacame... Ele colocava balas de cevada pelos caminhos da casa para que a gente pudesse "roubar"... São muitas histórias, muita alegria, lembranças energizantes para quem viveu intensamente cada instante de Martins Lage !
    Fátima Costa

    ResponderExcluir