VISITANTES

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FOTOS DE PATESKO (GERARDO MARIA FERRAIUOLI)

O MUNDO SOBRE DUAS RODAS



     No dia 03 de agosto de 2011, o SESC Unidade Campos dos Goytacazes, apresentou uma Exposição de fotos antigas do Acervo da família Ferraiouli, pertencentes a PATESKO. Exposição esta que retrata imagens em sépia de grande formato, a evolução da Internacional Prova Ciclística de São Salvador, criada por Patesko, em 1945, a primeira prova ciclística urbana de circuito fechado em voltas e algumas curiosidades também em duas rodas que deixo a cargo da conferência dos visitantes.
     Gerardo Maria Ferraiouli, o lendário Patesko, realmente foi uma figura ímpar no cenário campista. Engajado em suas causas mais pitorescas, atuou como atleta, fotógrafo e até fiscal municipal de buracos de rua, além de honrosa participação na FEB, Força Expedicionária Brasileira. Em suas palavras: "A guerra não é boa. Os homens deveriam se entender. Se há o Ministério da Guerra, por que não criar também o da Paz?"
     Nas "Chapas", como meu querido tio-avô gostava de dizer, o público pode conferir não só a cultura campista no desporto, mas as mudanças arquitetônicas ocorridas em pouco mais de meio século de história. Prédios antigos como: o antigo Banco do Brasil, o antigo IAA, a Igreja Mãe dos Homens, a antiga disposição da Praça São Salvador, entre outras. A Exposição contou com 12 imagens, algumas inéditas, ampliadas a partir de negativos-cartão originais.
     (Texto e foto: Adriano Ferraiuoli - Jornal Mania de Saúde - Agosto 2011)


     Na foto de 1950, a saída de Patesko (assinalado pelo círculo) e do amigo amigo Paulo Muylaert da Praça São Salvador (Campos/RJ), para uma pedalada à São Paulo.
     (Registro do livro “Patesko entre amigos”, de José Antônio Ferraiuoli)
     (Foto e texto: http://www.bikebros.com.br/)


**********


     CAMPOS DOS GOYTACAZES EM FOTOS foi lá e conferiu. Aqui estão algumas fotos que se encontravam na exposição.












**********

5 comentários:

  1. Nossa! Eu me lembro bem do "seu Patesko" passando na rua la de casa com a sua bicicleta e nos criancas comentavamos: " Aquele eh o seu Patesko, o ex-pracinha!" Eu nao tinha realmente ideia do que era um ex-pracinha na epoca, mas tinha ideia de que era algo que se deveria ter muito repeito.Bom ver essas lembrancas aqui. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. trabalho maravilhoso sobre nossas personalidades, p.ex., Patesko !!! Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Ola boa tarde, além do Patesko, Campos teve uma outra figura ilustre, ligada ao esporte, era o Sr. Adir Nascife. Ele foi um dos fundadores do extinto clube Itatiaia Atletico Clube. Gostaria de saber se possivel algum fato sobre ele, ele foi o meu padrinho.

    Marcos Augusto

    ResponderExcluir