VISITANTES

sábado, 19 de fevereiro de 2011

PRAÇA SÃO SALVADOR - CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Praça São Salvador
Campos dos Goytacazes - RJ
    
     Amigos, não pude deixar de transcrever o comentário deste campista, que anonimamente nos enviou :

     Me lembro de quando era menor e passava na praça durante o dia, era super agradável, as arvores eram um refúgio ao sol escaldante de campos.
     Hoje, passe lá ao meio dia pra ver... Se for hipertenso, morre lá mesmo.
     É pura pedra de uma ponta a outra, lá se foi a beleza do amanhecer à beira rio.
     Agora a única hora que é possível ficar um pouco na praça é a noite, quando se está cansado e bem vulnerável a maus elementos.
     A minha maior decepção foi o chafariz, um presente pessoal, dado ao então Prefeito Manoel Rodrigues Peixoto, que foi o primeiro Prefeito da cidade de Campos e resolveu coloca-lo em um espaço público, onde pudesse ser desfrutado por todos e hoje está completamente depredado e ridiculamente rodeado por aquela "piscina" que nunca tem água e totalmente descentralizada.
     Mas se tornou uma ótima opção de lugar pra realização de shows ao ar livre, a final, isso é muito mais importante do que por exemplo, tornar funcional o saneamento; construir escolas; tapar a buraqueira que destroi os carros e chacoalham os ônibus que o humilde trabalhador precisa usar diáriamente fazendo com que o coitado chegue à casa acabado como se tivesse ficado uma hora inteira na montanha russa; tampar, ou melhor, tratar e urbanizar o maior "Cartão postal" da cidade, o Canal Campos-Macaé, que é utilizado para coleta de aguas pluviais e esgoto (uma verdadeira vala de fezes ao ar livre), bem no meio da cidade, em frente a rodoviária mostrando a qualquer viajante que passa o valor que temos de nós mesmos; e uma infinidade de coisas que poderiam ser feitas no lugar de gastar mais de R$ 44.000.000,00 (44 Milhões) do suado imposto que os cidadãos desta cidade paga, numa praça que já estava pronta e TINHA hitória e que agora é motivo de vergonha a todos nós.
     Eu pessoalmente tenho VERGONHA de dizer que sou campista. E olha que nossa cidade já foi motivo de orgulho pra muitos, grandes vultos nasceram aqui, marcas hitóricas tivemos, fomos a primeira cidade da AMERICA LATINA a ter energia elétrica; hoje, a Bacia de Campos é a maior província produtora de petróleo do país e uma das maiores províncias produtoras de petróleo em águas profundas do mundo, responsável pela produção de cerca de 80% do petróleo brasileiro que gera um retorno bem GORDO em royalties pra nossa querida cidade que tem tudo pra ser uma cidade modelo para o Brasil, que sá para o mundo, a não ser, é claro, pela "integridade" e "competência" de nossos governantes e ingênuidade e pouca memória de nosso povo.
     Sem mais para o momento...
     Este foi o depoimento de um cidadão cumpridor de seus deveres, pagador de seus impostos, chefe de família e filho da Formosa, intrépida amazona, Campos dos Goytacazes.



Praça São Salvador
Campos dos Goytacazes - RJ



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



3 comentários:

  1. Só uma duvida: Não teria sido o prefeito doador do chafariz o Dr João Barcelos Martins? É duvida mesmo pois já ouvi assim.
    Respeitosamente,
    Marcos Valério.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, são estas as informações prestadas pelo Instituto Historiar (http://institutohistoriar.blogspot.com)

    24 de julho de 1904 – O Sr. Dr. E. Benest, representante geral da The Campos Syndicate Ltda. Comunicou ao Dr. Prefeito Manoel Rodrigues Peixoto, 1º Prefeito de Campos, a doação de um chafariz para a Praça, para contribuir com o embelezamento da cidade.

    09 de outubro de 1904 – Ofício a Dr. Alfredo Backer, Secretário-Geral do Estado, autorizando a Companhia The Campos Syndicate Ltda. importar da Bélgica um chafariz de louça, para ser colocado na Praça São Salvador.

    ResponderExcluir
  3. Não tem 12 e não tem 15!!!!!!!!!!!!!!

    infelizmente politicamente Campos tá faltando gente competente e honesta para administrar a nossa planície que por sorte vive uma década de fartura!!!!!


    O futuro me preocupa!!!

    ResponderExcluir