VISITANTES

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PRAÇA SÃO SALVADOR - CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

REFORMAS PARA MELHOR OU PARA PIOR ?

PARTE 3


     Uma vez mais, dando continuidade ao tema REFORMAS, e apesar de anteriormente já ter comentado a Praça São Savador, não poderia deixar de incluí-la neste tema.


O NASCIMENTO DA PRAÇA

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ


A PRAÇA ERA ASSIM

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ

     Destaque : o caminhão da prefeitura jogando água na praça para diminuir a poeira. A praça ainda não tinha o piso de pedras portuguesas.



A PRAÇA JÁ FOI ASSIM

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ

Destaque : o funcionário da prefeitura podando os arbustos.

Praça São Salvador
Centro
(Foto: Luiz Malvino - 29/07/2004)
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ



A PRAÇA AGORA ESTÁ ASSIM

Praça São Salvador
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Carlos Alves)


*****************


     Valeu a pena esta mudança ?
     Para mim foi um crime.
     Sinceramente eu jamais irei entender isso, por mais explicações que possam dar.
     A minha indignação é extrema.
     E não estou só.
     Este sentimento é de todo cidadão campista que conheço.
     E a você cidadão campista que não tive oportunidade de conhecer, eu pergunto : valeu a pena esta mudança ?
     Você decide.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



27 comentários:

  1. Creio que essa reforma deu a cidade mais "cara" de cidade grande, o que eu particularmente gosto..Acho que ja temos lugares mais arborizados e bucolicos como o jardim são benedito, e a principal praça da cidade nao precisava ser assim.

    ResponderExcluir
  2. Me lembro de quando era menor e passava na praça durante o dia, era super agradável, as arvores eram um refúgio ao sol escaldante de campos.
    Hoje, passe lá ao meio dia pra ver... Se for hipertenso, morre lá mesmo.
    É pura pedra de uma ponta a outra, lá se foi a beleza do amanhecer à beira rio.
    Agora a única hora que é possível ficar um pouco na praça é a noite, quando se está cansado e bem vulnerável a maus elementos.
    A minha maior decepção foi o chafariz, um presente pessoal, dado ao então Prefeito Manoel Rodrigues Peixoto, que foi o primeiro Prefeito da cidade de Campos e resolveu coloca-lo em um espaço público, onde pudesse ser desfrutado por todos e hoje está completamente depredado e ridiculamente rodeado por aquela "piscina" que nunca tem água e totalmente descentralizada.
    Mas se tornou uma ótima opção de lugar pra realização de shows ao ar livre, a final, isso é muito mais importante do que por exemplo, tornar funcional o saneamento; construir escolas; tapar a buraqueira que destroi os carros e chacoalham os ônibus que o humilde trabalhador precisa usar diáriamente fazendo com que o coitado chegue à casa acabado como se tivesse ficado uma hora inteira na montanha russa; tampar, ou melhor, tratar e urbanizar o maior "Cartão postal" da cidade, o Canal Campos-Macaé, que é utilizado para coleta de aguas pluviais e esgoto (uma verdadeira vala de fezes ao ar livre), bem no meio da cidade, em frente a rodoviária mostrando a qualquer viajante que passa o valor que temos de nós mesmos; e uma infinidade de coisas que poderiam ser feitas no lugar de gastar mais de R$ 44.000.000,00 (44 Milhões) do suado imposto que os cidadãos desta cidade paga, numa praça que já estava pronta e TINHA hitória e que agora é motivo de vergonha a todos nós.
    Eu pessoalmente tenho VERGONHA de dizer que sou campista. E olha que nossa cidade já foi motivo de orgulho pra muitos, grandes vultos nasceram aqui, marcas hitóricas tivemos, fomos a primeira cidade da AMERICA LATINA a ter energia elétrica; hoje, a Bacia de Campos é a maior província produtora de petróleo do país e uma das maiores províncias produtoras de petróleo em águas profundas do mundo, responsável pela produção de cerca de 80% do petróleo brasileiro que gera um retorno bem GORDO em royalties pra nossa querida cidade que tem tudo pra ser uma cidade modelo para o Brasil, que sá para o mundo, a não ser, é claro, pela "integridade" e "competência" de nossos governantes e ingênuidade e pouca memória de nosso povo.
    Sem mais para o momento...
    Este foi o depoimento de um cidadão cumpridor de seus deveres, pagador de seus impostos, chefe de família e filho da Formosa, intrépida amazona, Campos dos Goytacazes.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da mudnaça... Campos é uma cidade de porte médio, que tem recebido investimentos em diversos setores e caminha para se tornar um grande centro acho que a reforma da praça seguiu esse pensamento. Antigamente a praça tinha ares de pracinha de cidadezinha do interior só faltava o coreto. A reforma deu ao centro um aspecto mais moderno.

    ResponderExcluir
  4. Quem concorda com essa mudança é aquele que não tem identidade, as suas raízes foram cortadas. Campos tem história está perdendo pouco a pouco sua identidade ,a geração de hoje não conhece nada, culpa disso são dos nossos governantes que não investe na cultura no resgate da história de nossa cidade nas preservações das arquiteturas, da Arte... Em fim , se tornou cultura a realização de shows ao ar livre, a final, isso é muito mais importante do que preservar a nossa história a nossa cultura regional; temos que progredir mas sem agredir sem banalizar vejo que a praça foi reformada varias vezes acho isso pouco caso com o povo campista que paga seus impostos para reformas de praças e outras coisas mais eu me envergonho de morar aqui e de votar nos políticos e todos sabem porque...
    Querem destruir os nossos patrimônios históricos e não fazem nada para mudar essa situação de destruição, cadê o museu de Campos? Moro aqui há 40 anos e não o conheço, sou recém formada em Arte Visuais passei a conhecer Campos de dois anos para cá, como temos coisas para conhecer, temos que fazer da nossa história uma realidade e não de lenda ou mito temos que resgatar nossas raízes mudar o modo de pensar e não ficar diminuindo a nossa cidade e nem o povo, fico indiguinada com tanta reforma sem necessidade e tendo tantas outras coisas para fazer, não é mesmo? . Para mim não valeu a pena, espero que pare ai.

    ResponderExcluir
  5. Não entendo essa! Gostaram pelo ar moderno? Eu tenho 19 anos, maioria do pessoal da minha idade que conheço aprova o visual da praça. Eu amo Campos, e tenho ORGULHO de ser campista, ao contrário dos jovens que enchem a boca pra xingar a própria cidade! Quando li aqui nos comentários "lá se foi a beleza do amanhecer à beira rio", fiquei comovida! Eu queria ter presenciado isso! A gente precisa parecer moderno pra que? A gente precisa é ser autêntico e defender nossa história. O político aqui teria que assumir o posto com MEDO de fazer m#rda!
    Poderíamos ser uma cidade modelo sim, modelo de economia e de AUTENTICIDADE. Todas as ruas arborizadas. Unir o moderno com o ecológico, que é mais belo. A gente não pode é sentir vergonha da cidade, e sim vergonha dos políticos e desse povo, principalmente os jovens, que são os primeiros a escarrar no nome da cidade!

    ResponderExcluir
  6. Preferia a praça como era antes porque tinha mais verde agora ta muito estranha e sem verde....

    ResponderExcluir
  7. Prestem atenção... antes era uma praça. Agora é somente mais um lugar para os políticos fazerem seus comíssios e darem seus "shows". Praça tem que ter flôres...gramas...árvores...verde. Cadê tudo isso? Estou contigo João!

    ResponderExcluir
  8. ficou mais bonita do que era antes, antes tinha mais verde, mais agora esta mais moderna só falta as arvores... mas tá legal.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostava como era antes...com árvores,flores,canteiros.Não entendo até hoje,porque foram tiradas todas as árvores.Para mim,sinônimo de praça...é "aconchego"...e isso sinceramente,não existe mais em nossa querida Praça São Salvador.O que era praça,virou rampa para skatistas,nada contra tal esporte...Mas acredito, que deveriam praticar seu esporte em outro local.Vai uma pergunta.Para uma PRAÇA ser moderna,tem que virar pista de skate? A praça está destruída por esses jovens,para passar por dentro dela,você tem que se desviar dos skatistas, e nem as criaças,tem o direito de BRINCAR em paz.Não concordo nada,em ver em que a praça virou.Praça é aconchego e não pista de competição de esportes...rsrsrs,que realmente é uma piada.

    ResponderExcluir
  10. Estou a 28 anos vivendo em outro estado. Sou campista e nunca aceitei o que fizeram com a praça.
    Recordo quando criança que junto a amigos de infâncias que moravam próximos a praça, brincávamos de pique, bicicletas e depois íamos a antiga Casa do Chá tomar sorvete. Era uma sensação ímpar.
    O que os "Garotinhos" fizeram com nossa lembrança? Não sabiam como gastar o dinheiro público e resolveram destruir o cartão postal da cidade?
    Realmente foi um grande erro os campistas aceitarem de braços cruzados esta mudança.
    Ao invés de gastar tanto dinheiro nesta "reforma", por que não investiram em melhor saneamento, novos colégios e em melhor infraestrutura. Onde está o Poder Público nesta hora?
    Realmente temos os governantes que merecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodney como vai trabalho com cidadania italiana. E estou fazendo pesquisa na região de campos, referente ao seu sobrenome Moretti... gostaria de entrar em contato com vc... meu email contato@vistarinicidadania.com.br ou meu site www.vistarinicidadania.com.br

      Excluir
  11. Na verdade a Praça São Salvador foi modificada em outra gestão. A atual não foi a responsável por isto.

    ResponderExcluir
  12. gostei dessa reforma deu uma cara nova pra cidade

    ResponderExcluir
  13. Achei lamentável o que fizeram com a praça ! Mas o que se vê nos últimos anos em Campos é só destruição do que a cidade tinha há uns anos atrás.
    Saí de Campos há 36 anos e cada vez que visito a cidade acho-a mais feia, mais árida, menos aconchegante.
    A destruição não foi só da praça, mas de inúmeros prédios - só para citar um exemplo, o trianon. O que fizeram com o trianon foi um CRIME! Não gosto nem de lembrar!
    É melhor ir ficando por aqui, para não me desesperar!
    A população de Campos deveria se manifestar e impedir essas obras de destruição da cidade que só servem para alimentar corrupção e interesses pessoais.

    ResponderExcluir
  14. Francamente, só gosta da mudança quem nunca caminhou pela praça durante a tarde em dias de sol, é frustrante, um calor terrível. Além de não ter a cara da cidade, não é nem um pouco funcional. Deveriam colocar o responsável por isso sentado num daqueles bancos às 2 horas da tarde, com certeza ele entenderia.

    ResponderExcluir
  15. É LAMENTÁVEL O QUE FIZERAM COM A PRAÇA.

    ResponderExcluir
  16. Olá, me chamo Marcos Louvaín (1966) e morava no Colégio do Pequeno Jornaleiro dos 08 as 11 anos de idade, lembro-me nessa idade quando eu e meu irmão mais novo, vendíamos Jornais pelas ruas, uma vez fugí pelos fundos do colégio "Pequeno Jornaleiro" para a praça são salvador em busca de uns trocados, e vendia balões de gás, quando fui surpeendido pelo meu Pai, pagando-me pelo braços e querendo saber o que eu fazia sosinho pela praça. Na época eram duas praças em uma: Apraça das 4 jornadas (defronte ao Banco do Brasil, onde existe um chafaríz), e a praça do Santissimo Salvador (Monumento do Soldado), onde os ônibus da empresa CTC faziam paradas para diversos bairros da cidade, Pecuária, Nova Brasilia e outros. Quantas saudades!!!
    Hoje, é tudo bonito, nada que se aproveita ao lazer. "É beleza para turista ver"

    ResponderExcluir
  17. Não Gostei dessa reforma! Lembro que quando criança meu Pai me levava para passear nesta Praça e que realmente era o cartão postal da Cidade! Sim era uma praça. Hoje tenho o meu filho e não o levo para passear pois não a nada mais para ser apreciado! Isso foi um crime que cometeram a toda população Campista! Meu Nome é Thiago Amaral Dias Pereira, tenho 30 anos de idade. João Parabéns, uma pequena iniciativa que obteve um ótimo resultado. Muito bom ver como era minha Cidade e conhecer a riqueza de sua História.

    ResponderExcluir
  18. Thiago, infelizmente Campos tem o dom de não gostar de preservar a sua história, suas praças, seus monumentos...
    A Praça São Salvador é só um exemplo. Outras praças já foram extintas. A nova geração nem sabe que elas existiram, e este é o meu objetivo, ajudar na preservação da História de Campos.
    Abração.

    ResponderExcluir
  19. o tempo que os politicos fazem belezas na praça, deveriam se preocupar em ajudar nos deficientes termos mais acesso com as cadeiras de rodas, quando vou ao centro tenho que andar pelas ruas por ñ ter acesso a calçadas,principalmente na beira rio quando vou pegar o onibus sempre tenho que pedir ajuda á alguém,pra ajudar a minha sobrinha me colocar na calçada por causa da altura dos meios fios na beira rio isso eles ñ c preocupam!!!!!!!!!!!!!!!!19/12/2011 10:05

    ResponderExcluir
  20. Se para quem não tem problema físico de locomoção, encontra dificuldade em andar por nossas calçadas, de tão irregulares e esburacadas que são, realmente os que sofrem com problemas físicos, só com a ajuda de Indiana Jones para se locomover pela cidade.
    Já passou da hora de se padronizar as nossas calçadas.
    Ou será que somente as novas Avenidas possuem esta padronização?

    ResponderExcluir
  21. sinceramente vejao como sao as coisas vc cresce em uma cidade conta para os amigos como ela è e depois vc passa como um mentiroso foi assim q me senti ao aprensentar a praça para meus amigos

    ResponderExcluir
  22. nao gostei desta palhaçada q fizeram com a praÇA

    ResponderExcluir
  23. acho que as reformas na valeram a pena. pois estou vendo as fotos da cidade e sao bem bonitas .

    ResponderExcluir
  24. Olá João, parabéns pelo seu blog e pelo propósito da criação. Sou campista e também fico muito triste por cada destruição que acontece no patrimônio histórico de nossa cidade.
    Nasci em 1962 e passei minha infância toda aí, vindo morar no Rio de Janeiro na adolescência, mas todo mês visito a minha terra natal, pois meus filhos, neto, primos e tios estão todos em Campos e sinto a necessidade de estar sempre em contato com eles.
    Gosto muito de fotografar e fiquei muito lisonjeado em ver a foto que eu fiz da Praça São Salvador aqui no seu blog. A foto é a nona desta postagem e foi publicada no meu flickr em 29/07/2004. Realmente a nossa Praça São Salvador não é mais a mesma e nem tem mais o glamour de outrora.
    Mais uma vez os meus parabéns à você pela felicidade da criação deste blog e desejo muito sucesso!!!
    Um grande abraço para você e para os seus visitantes,

    E.T.: Fica aqui registrado o convite para acessar o meu blog:
    luizmalvino.blogspot.com.br

    Luiz Malvino
    28-07-2012

    ResponderExcluir
  25. Olá, alguém pode me informar o nome da estátua da praça São Salvador?

    ResponderExcluir
  26. Eu também nao gostei. A praça poderia ter sido preservada. Uma coisa é modernização outra coisa é cultura. Poderiam reformar sem retirar a historia. Praça não é sinonimo de velharia e sim um lugar para se aconchegar e apreciar e era sem duvida um belo cartão Postal.Uma praça pode sim ser moderna mas preservando a cultura. O que fizeram foi a retirada da praça. Lamentável a falta do bom senso e inteligência. Alias é o que mais falta hoje. :-(

    ResponderExcluir