VISITANTES

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MARTINS LAJE - CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

MARTINS LAJE
Rodovia BR 356
Município de Campos dos Goytacazes - RJ


Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ

Antiga Estação Ferroviária
(Foto : Ralph M. Giesbrecht em 14/12/1996)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

     Destaque : a chaminé da extinta Destilaria Central Jacques Richer, que chegou a ter uma produção de 180000 litros de álcool por dia.

Destilaria Central Jacques Richer
Rodovia BR 356
Martins Laje
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : livro Campos Depois do Centenário de Waldir P. Carvalho)



Destilaria Central
(Martins Laje)
Inauguração

     No dia 19 de agosto de 1938, na localidade de Martins Laje, era inaugurada a DESTILARIA CENTRAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, mais tarde conhecida pelo nome de DESTILARIA "MARTINS LAJE" ou JACQUES RICHER. A grande obra que foi erguida no local em que existira a Usina N.S. das Dores, foi uma feliz iniciativa do Instituto do Açúcar e do Alcool, órgão do Governo Federal. O grande e modelar estabelecimento, custou cerca de 30 mil contos de réis, estando situado a 13 quilômetros da cidade.
     (Fonte : livro Campos Depois do Centenário de Waldir P. Carvalho)



Destilaria Central Jacques Richer
Rodovia BR 356
Martins Laje
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : livro Campos Depois do Centenário de Waldir P. Carvalho)

Destilaria Central Jacques Richer
Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

     O prédio para dissolução de açúcar e a chaminé ainda estão erguidos. Foi tudo o que restou da Destilaria.

Destilaria Central Jacques Richer
Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Destilaria Central Jacques Richer
Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Destilaria Central Jacques Richer
Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

     Atualmente o local depois de uma invasão, abriga uma comunidade constituída de famílias carentes.

Destilaria Central Jacques Richer
Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Destilaria Central Jacques Richer
Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)
 

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)



Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 04/09/2010)

 Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 15/01/2011)

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 15/01/2011)

     O conjunto de residências dos funcionários da Destilaria ainda existe. O Sr. Guilherme Braga mora no local em torno de 50 anos.

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 15/01/2011)

 Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ

(Foto : João Pimentel em 15/01/2011)

     Nesta casa morou o Dr. Jacques Richer. Também ali, por muitos anos, quem costumava passar as suas férias era Vicente Celestino, um dos maiores cantores da música brasileira no passado e amigo íntimo do Dr. Richer.

Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 15/01/2011)


Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 15/01/2011)


Martins Laje
Rodovia BR 356
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : João Pimentel em 15/01/2011)


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


28 comentários:

  1. OLÁ,PARABÉNS GOSTEI MUITO DAS FOTOS,NO MEU TEMPO ESTE LUGAR ERA CHAMADO DE DORES.MAS EU QUERO VER TAMBEM É MARTINS LAGE ONDE PERTENCIA A DESTILARIA ONDE MOREI.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por suas palavras. O seu pedido será atendido, irei colocar mais algumas fotos de Martins Laje. A Destilaria não mais existe, ainda estão erguidos, um prédio que serve de moradia e a chaminé.

    ResponderExcluir
  3. AAAADOREIIII, MATOU UM POUCO DA MINHA SAUDADE, ESTE SENHOR,NÃO O CONHEÇO,AÍ TINHA UM HOMEM QUE SE CHAMAVA JOÃO BRAGA, MAS ACREDITO QUE ELE NÃO ESTEJA MAS NESTE MUNDO.ENFIM GOSTEI MUITO,MUITO SÓ FALTOU A RUA DO CLUBE, ONDE MOREI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos _lccordeiro@hotmail.com15 de junho de 2019 às 19:21

      Boa noite! esse sr° se chamava Guilherme braga ele era químico da destilaria e faleceu uns 10 dias.eu também morrei lá 32 anos na rua do clube .

      Excluir
    2. MEU AVO JÃO BRAGA, QUE LEGAL ESSA MATERIA.

      Excluir
  4. Adorei rever Martins Lage onde passei os melhores dias da minha vida. Sou neta de Jacques Richer e a casa 4 ( de dois andares) que aparece na foto era dos meus avós. Foi como voltar no tempo. Posso ver se ainda tenho algumas fotos antigas para te passar. Será que se eu for a ML vão me deixar entrar na casa? O que mais sobrou de lá? Obrigada por reavivar minhas lembranças. Obrigada mesmo. COmo posso entrar em contato com vc. Por favor, me diga. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Claudia Richer, que bom que você gostou. É claro que se você for até ML, poderá entrar na casa, ainda mais sendo quem é. As pessoas por lá são amistosas. O sr. Braga que aparece na foto, mora em ML há cerca de 50 anos, e é vizinho da casa 4 (antiga casa dos seus avós). Ele sabe tudo de ML e da Destilaria. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Caros,

    Fui criado e sou frequentador assíduo ao querido bairro de Martins Lage. Sempre morei no Rio e sou filho de Solanícia Carvalho, filha do emblemático "Jabá", figura caricata no bairro que infelizmente faleceu em 2008. A casa 3, que segundo informações que obtive era a casa de hóspedes do Dr. Jacques Richer, é ocupada pela minha família, e é com certeza seria um prazer recebê-la, Claudia Richer. Minha mãe, solanícia, tem lembranças suas, a minha vó, Celita, trabalhou para a família do seu avô, enquanto residiam na localidade.

    Também tenho fotos de uns 20 anos atrás do bairro, e estarei buscando no arquivo pessoal da família, fotos desse bairro que sou apaixonado e é meu recando para revigorar minhas energias e reviver momentos maravilhosos de infância.

    Fico feliz pela iniciativa do blog. Estarei empenhado ajudando a fortalecer o arquivo e saudar este pequeno bairro que trabalhou em prol da cultura canavieira do Brasil, e sobretudo, do estado do Rio de Janeiro. Estarei também recolhendo dados para incluirmos na atualização da história, inclusive dessa destilaria que sofreu com o assidente e foi desativada.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  7. MEU COMENTÁRIO É PARA O CARO COLEGA VINÍCIUS,VOCÊ NÃO ME CONHECE E NEM EU TE CONHEÇO,MAS GOSTARIA DE TE CONHECER PORQUE SUA MÃE É MINHA IRMÃ DE LEITE E SUA AVÓ CELITA,QUE DEUS A TENHA LA NO CÉU,FOI MINHA MÃE DE LEITE.AGORA PERGUNTE PAR SUA MÃE QUEM SOU EU? ABRAÇOS PARA CELI,EGILDA,SOLANICE ENFIM PARA TODOS DA FAMÍLIA.ABRAÇO PARA TODOS

    ResponderExcluir
  8. Aproveito para pedir ao Vinícius que envie para nós, aqui no blog, as fotos antigas que ele mencionou.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa de criar este blog ,é muito bom ver como era a nossa terra e conhecer um pouco mais de sua história, quero ver mais e se possível ver fotos da escola estadual alberto lamego onde estudei e convivi com professores e amigos inesquecíveis do primário até a oitava série.

    ResponderExcluir
  10. Olá João!
    Fiquei muito feliz ao ver essa página na internet. Na verdade, minha família reside desde a década de 70 na Rua do Clube. Meu avó morreu a caminho do trababalho, ou seja, a destilaria da foto...
    Atualmente, o terreno onde se localizava a destilaria se encontra num estado de abandono tão grande, que o processo de favelização já é evidente.
    Muito bom ver as fotos do lugar onde tive uma infância tão feliz. As paisagens não estão extamente como nas fotos, porém a população é praticamente a mesma.
    Obrigada!
    Monique

    ResponderExcluir
  11. É sempre bom lembrar das coisas boas em nossas vidas, não é Monique?
    Abrçs.

    ResponderExcluir
  12. oi sou carla fico feliz em poder postar tb algo sobre Ml sou neta mais velaha do sr Alcebiades que trabalhou e morou muitos anos ai tenho minha querida vo que ainda mora ai e mus tios jorge e Rose enfim tenho otimas lembrança e gostaria de rever mais fotos me emocionei muito com essas e deixei grandes amigos inclusive essa familia mencionada a do JABA minha grande amiga de infancia a Meris e seu irmao e minha grande referencia desse lugar por favor nao deixe esse blog acabar

    ResponderExcluir
  13. Carla, fico feliz que tenha gostado,e fique tranquila que o blog não acabará.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Pocha, me emocionei com o comentário do dia: "17 de janeiro de 2011 20:33" O citado Senhor João Braga, é o meu finado avô, que realmente morava, na antiga Rua do Clube, atual: Travessa Antônia Maciel Braga, em homenagem a minha avó, por decisão da associação dos Moradores, na época foi uma surpresa para a família.

    O casal João Batista Braga e Antônia Maciel Braga,
    Dona Antônia era conhecida pela comunidade como uma pessoa solidaria e prestativa, dai o reconhecimento da associação para com ela.
    Quanto ao Sr João Braga, trabalhador da Distilaria, Pai de 10 Filhos um Homem reto de pouco falar e muito agir.

    Hoje na casa dos meus avos, reside a minha tia Helena Braga, que quando adolescente brincava com a Claudia Richer e a Martha Richer e também faziam companhia a elas no banho de piscina no club Saldanha e nas marchinhas de carnaval na cidade, isso quando seu Claudio Richer pai das duas as não as liberava para o passeio a cavalos.

    Foi Muito bom rever essas fotos, e me lembrar das épocas que eu ia aos finais de semana visitar meus tios(a) e meu avó, também onde sempre eu passava minhas férias.
    Hoje ver o clube desativado... onde funcionava, seção de cinema e muito mais é uma pena uma tia mihna na época até foi Rainha do Club.
    Quem conheceu Martins Lage, para ver hoje, até entristece, era um lugar hospitaleiro, calmo e de boa amizades.

    Fica meu abraços ao Criador do blog e ao mesmo tempo quero agradecer por este espaço de tão boas lembranças, que era ver na infância a Maria Fumaça passar pelos trilhos de Martins lage á apitar!

    Meu Obrigado à João Pimentel.

    ResponderExcluir
  15. adorei
    só assim matou um pouco da minha saudade
    em rever o lugar que tive uma imfancia maravlhosa
    obrigada por esse momento
    muito gostoso
    mirinha.

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo e Mirinha.
    É sempre bom voltar no tempo e reviver as boas lembranças.
    Fico feliz que tenham gostado.
    Um abração, Feliz Natal e um ótimo 2012.

    ResponderExcluir
  17. Olá,eu me chamo Plínio sou neto do último funcionário da destilaria,o nome dele era o lendário José do Nascimento Paes vulgo seu Bentinho e me lembro de todo final de semana ir brincar nas instações da destilaria que naquela época já desativada, meu avõ antes de falecer ainda tinha vários objetos de lá, ainda me lembro do incêndio em 1986 que eu e meu pai saimos do jockey (bairro próximo) as pressas para buscar meu avô, quantas recordações.

    ResponderExcluir
  18. Victor Hugo 23 de setembro de 201223 de setembro de 2012 às 12:52

    o Blog realmente é muito bom, conta o antepassado e o presente de Martins Lage eu sou neto de Gelson de Cordeiro e Milton Alves, Gelson não se reside mais na localidade porém Milton ainda reside e eu sempre estou presenciando as mudanças que ocorre na localidade, minhas tias sempre contam da infância delas da escola Alberto Lamego que elas estudaram, do Clube que tinha baile,cinema,festa de caipira que umas das minhas tias(Vânia)foi rainha.Sobre o campo de futebol que não houve comentário eu tenho um pouco a dizer:sempre tinha torneios de futebol, volei,etc elas relatam que era uma época gostosa de se viver. Sobre a Destilaria durante o período natalino era presenteado aos trabalhaladores uma cesta de natal e aos seus filhos presentes.

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz em saber um pouco da história desse lugar que onde viveram e vivem meus familiares,inclusive eu.Sou neto do saudoso senhor Miessy que era motorista de ônibus da antiga Destilaria.

    ResponderExcluir
  20. Espero ver mais fotos da antiga "martins lage"

    ResponderExcluir
  21. Sou morador de uma localidade próxima a Martins Lage. O nome da localidade é Venda Nova e gostaria de saber se você, João, teria alguma foto desta localidade ou da localidade de Campo Novo e Cambaíba também.
    Sou estudante de história e gosto muito do seu trabalho!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras. Infelizmente não tenho fotos das localidades mencionadas. Foi uma ótima sugestão. Tentarei encontrar.
      Abração.

      Excluir
  22. Nossa conheco esse luga mt bem é onde eu passo minhas ferias so neto do famoso jaba

    ResponderExcluir
  23. Sou de Venda nova, mas atualmente moro em Martins lage, adorei ver as fotos deu p conhecer mais a historia de ML, adoro historias dos nossos antepassados! Sou casada c o neto de Milton Alves,mencionado anteriomente por Vitor hugo, q foi funcionario e ainda reside em Martins Lage! Adoreii João. Lais

    ResponderExcluir
  24. Que bom conhecer esse blog amei todas as fotos sou neta do funcionário Adamil Rangel,que trabalhou na construção cívil dessas casas,tubulações de esgoto e água que até hoje funcionam e manutenção das mesmas,minha mãe fala muito sobre como era o funcionamento da destilaria tudo era muito bom!

    ResponderExcluir