VISITANTES

sábado, 4 de dezembro de 2010

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS DE GUILHERME BOLCKAU

     Produção iconográfica do alemão Guilherme Bolckau, enfocando a memória sócio-cultural de Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro, onde o fotógrafo passou a maior parte de sua vida no período compreendido entre 1870 e 1886.
     O processo fotográfico utilizado por Bolckau era o colódio úmido e negativo de vidro, de sensibilização lenta, respondendo assim às exigências econômicas, representando a passagem de um mercado restrito a um mercado de massa, como afirma Roullé em L`empire de la fotographie, tornando-se o processo fotográfico mais amplamente empregado em todo o mundo até a década de 1870.



     O primeiro anúncio de Bolckau da sua “Photographia Alleman” em 14 de março de 1878, no jornal Monitor Campista.

     Retrato de Francisco José da Silva e Carolina Silveira. A iluminação é utilizada com grande maestria pelo fotógrafo, acentuando e valorizando a cena. O retrato está muito bem iluminado, com alto contraste entre as roupas e o pano de fundo, criando um ambiente interno que nos causa a impressão de uma iluminação natural.

     O retrato de Carolina Silveira ainda muito jovem, foi captado c. 1877. Trata-se de um retrato oval, tipo carte-de-visite, tirado só do busto para cima, tendo o desejo de mostrar apenas a fisionomia da retratada e perpetuar sua beleza. Podemos observar a elegância no trançado e adornos de seus cabelos, assim como seus brincos e laçarote que enfeita seu pescoço. Também a pose em três-quartos e o olhar sereno direcionado para o lado esquerdo vêm afirmar a beleza da jovem senhora.

     A foto de um anônimo foi feita em estúdio, onde podemos observar o caráter refinado do cenário, para vir a afirmar mais uma vez o anseio ou a posição social do retratado. Nele podemos notar uma cadeira e a mesa finamente torneadas sobre a qual está uma rebuscada escultura de um cavalo, afirmando o caráter pomposo, rico, ilusório e posado da cena.

     Na foto denominada Rua Direita (atual 13 de Maio) em Campos dos Goytacazes, datada de 1879, podemos observar uma perspectiva acentuada pelo casario, tendo como ponto de fuga a Igreja de São Francisco, ao fundo. Trata-se de uma foto documental registrando a ampliação e pavimentação da rua. Observamos em primeiro plano entulhos, ferramentas que estão sendo utilizadas na obra, carroças com animais, marcos de madeira enfim, um verdadeiro caos típico das pavimentações urbanas.

     A Praça São Salvador e a Igreja Matriz de Campos. Vemos a Praça sem nenhum tratamento paisagístico, com as palmeiras imperiais recém-plantadas.

A Praça São Salvador e a Igreja Matriz de Campos. 

     Vista parcial do hospital da Beneficência Portuguesa, tomadas a partir da bacia da Lagoa do Furtado, onde se localiza hoje o mercado municipal, no centro da cidade de Campos.

     Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que passou a ser o quartel militar no início do século XX, e uma parcela da lateral e da torre da Igreja de São Francisco em estilo barroco. Observamos ainda um lampião de uma construção provavelmente em estilo colonial prestes a ser demolida para dar lugar à abertura ou alargamento de uma rua ao lado do hospital.

Hospital de São Francisco da Penitência no término de sua construção

Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência - 1879
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Guilherme Bolckau - Biblioteca Nacional)

Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Guilherme Bolckau - Biblioteca Nacional)

Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Guilherme Bolckau - Biblioteca Nacional)

Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Guilherme Bolckau - Biblioteca Nacional)

     Registro da construção das estradas de ferro da região. Esse gênero de imagem era, freqüentemente, encomendada pelos governantes aos fotógrafos, como forma de registro do progresso material enfatizando os avanços técnicos com finalidade promocional de divulgação do progresso da região.




<><><><><><><><><><><><><><><><><><><>


3 comentários: