VISITANTES

domingo, 9 de março de 2014

O EXTINTO GINÁSIO SÃO SALVADOR

Ginásio São Salvador

   Desfile de Sete de Setembro de 1961, na Avenida XV de Novembro, quando a antiga Santa Casa ainda estava erguida.
(Foto: acervo de Antônio Carlos Ornellas Berriel)

   "Sete de Setembro de 1961. Nos postes e paredes, velhos cartazes da campanha presidencial Jânio/Jango. Jânio renunciara doze dias antes e o país estava conturbado. Jango assumiria a presidência no dia seguinte. Nós, garbosos alunos do Ginásio São Salvador, alheios às tramas políticas, em uniformes de gala homenageávamos a Pátria". (Antônio Carlos Ornellas Berriel)

   "Eu estava desfilando neste dia, no pelotão feminino do quarto ano ginasial. Era um uniforme lindo!" (Amarita Manhães)

O carneirinho do Ginásio São Salvador
(Foto: acervo de Antônio Carlos Ornellas Berriel)

"O carneirinho participava do desfile marchando garbosamente. Era muito bem penteado e branquinho como a neve". (Amarita Manhães)

Ginásio São Salvador
(Foto: acervo de Antônio Carlos Ornellas Berriel)


Ginásio São Salvador

##########

Este blogueiro diz:

   - Em 1973, a minha esposa termina o curso de Pedagogia, com especialização em Administração Escolar na FAFIC. No início de 1974, ela leva o currículo ao Ginásio São Salvador, mas infelizmente, logo após, o G. S. S. encerrou as suas atividades.
   O Ginásio foi demolido, e em seu local foi erguido o condomínio de apartamentos que o campista conhece como "Formosão".

##########


9 comentários:

  1. Eu tive a sorte de estudar nesse Ginásio São Salvador, transformado em Colégio São Salvador pelo Dr. Manoel Ferreira de Souza (Sr. Ferreira, como era chamado por nós). Ele tinha o maior orgulho e carinho com o Colégio. Eu fui aluno interno no período de março de 1958 a junho de 1963. Aquele ano terrível em cujo mês de julho o acidente no cruzamento da BR 101 com a Estrada de Ferro Leopoldina, que resultou na morte de Sr. Ferreira. O nosso uniforme de gala que aparece no desfile era lindo, calça e camisa branca com detalhes verde e o nome do Colégio no peito, bordado em verde. O Sr. Ferreira fazia o que podia para o Colégio ser o primeiro no desfile de 7 de setembro e fazer bonito, também, no desfile de aniversário do Colégio, que era 11 de maio.
    Infelizmente o entusiasmo do Sr. Ferreira não foi transmitido aos seu herdeiros, que em aproximadamente dez anos conseguiram dar fim àquele grande GINÁSIO SÃO SALVADOR. Não me canso de procurar pelos colegas daquele tempo mas raramente encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudei no regime interno no nosso inesquecível Ginásio São Salvador no período de 1956/1959. Muitas saudades do nosso diretor Dr. Manoel Ferreira de Souza, bem mais do que um diretor, foi um pai para todos nós. O nosso carneiro e mascote tinha o nome de FORMOSO. Fui membro da banda marcial que era dirigida por João Rêgo Barros. Nossos auxiliares de disciplina, entre outros, Renildo, Erivelto e Guy Lobato, Muitas saudades. ABRAÇOS








      Excluir
  2. Quantas Saudades!!😢😢😢😢 Pra sempre no meu coração!!! Obrigado João pelas fotos... até hoje sonho com meu colégio!! Pena n existir mais...culpa do povo campista..sem cultura.. sem memoria.. vide tb Trianon...Saudades tb dos colegas... grande abraço João.
    Hoje vou dormir mais feliz e quem sabe sonhar c nosso inesquecível colegio😊😊😊

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas fotos...incrível, bons tempos estudei neste colégio nos anos 70, foi maravilhoso !!!
      Jogamos muito futebol nesta quadra, que saudades !!!

      Excluir
  3. Que saudades eu tenho, do Ginásio São Salvador! Estudei no ano que terminou. Saudades!!

    ResponderExcluir
  4. Os melhores anos da minha vida,foram no Colégio São Salvador.Do São Salvador para a vida!Saudades!!

    ResponderExcluir
  5. Quanta saudade e tristeza pela extinção do nosso querido Colégio São Salvador. Fiquei muito contente em ver mais alguns comentários aqui. Acrescentando mais um auxiliar de disciplina muito camarada que era o Roberto Gimenes. Este aos sábados na hora da limpeza, perguntava: quem quer ter a honra de engraxar os meus sapatos?
    Nesta quadra de esportes que aparece acima, fiz minha última partida de foot boll de salão no final do mês de junho de 1963, contra um time de um colégio de Cabo Frio, com resultado de 1x0 para o Colégio São Salvador. O jogo foi duríssimo. Eu era o Goleiro e nosso gol, se não estou enganado, foi marcado pelo colega Ricardo de Conselheiro Josino. O Técnico era o Valtinho.
    Acredito que por ser os meus contemporâneos uma geração que tem pouca intimidade com a informática, como eu, é que não aparece mais comentários aqui. Gostaria muito de matar parte da saudade que sinto, com eles.

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita saudade dos anos que passei no Internato desse Colégio.Nossas brincadeiras ao sábados depois do almoço, depois da arrumação do dormitório e do envio da roupa para lavanderia. Além dos auxiliares de disciplina citados no comentário do Adejair acima tinha, dentre outros, o Roberto Gimenes, grandalhão boa praça, Lucimar, na secretaria o Alaor. No final de junho de 1963 fizemos um jogo de foot bool de salão contra um Colégio de Cabo Frio com resultado de 1x0 para nós em um jogo duríssimo, onde eu era o goleiro. Quanta saudade.

    ResponderExcluir
  7. Ernani Aluno de 1958 a 196320 de julho de 2020 às 10:55

    Tenho tanta saudade do meu Colégio São Salvador e gostaria muito de ver comentários de colegas daquela época, mas me parece que o tempo decorrido dificulta nossa comunicação.

    ResponderExcluir