VISITANTES

quinta-feira, 20 de junho de 2013

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS ANTIGAS - PARTE 24

 Avenida XV de Novembro
(Anos 30)
Campos dos Goytacazes - RJ

     A direita, o prédio da Administração do Armazém da Cia de Navegação, responsável pelo tráfego de passageiros e cargas dos vapores que navegavam no rio Paraíba do Sul.


 Praça São Salvador
(1943)
Campos dos Goytacazes - RJ

     A Praça São Salvador cercada por grades. Durante o período em esteve gradeada, o seu acesso era permitido até as 22:00, após este horário, tinha os seus portões fechados.


Boulevard Francisco de Paula Carneiro
(Anos 50)
Campos dos Goytacazes - RJ

     Início da Rua Treze de Maio, que na Segunda metade do séc.. XIX era conhecido como Boulevard da Imprensa pela grande concentração de tipografias. Passou a Boulevard Francisco de Paula Carneiro, depois da construção do Trianon, em homenagem a seu construtor.
     É também popularmente conhecido como Rua do Homem em Pé, pela concentração de cafés e bancos.


 Boulevard Francisco de Paula Carneiro
(1974)
Campos dos Goytacazes - RJ

     Destacamos a loja Depósito de Sedas e o antigo Cine Teatro Trianon, que na época tinha em cartaz, o filme Desejo de Matar com o ator Charles Bronson. 

Sucata do bonde que fazia a Linha 14
Campos dos Goytacazes - RJ


**********


2 comentários:

  1. É bem provável que a banda da foto da Praça São Salvador seja a Lyra de Apollo (por causa dos trajes). Mas a data da foto eu acho que está errada, João. Eu consegui essa mesma foto com a pesquisadora Karina Barra Gomes (formada na UENF), e nos registros dela está dizendo que a foto é dos anos 20. O que eu também duvido muito. Segundo eu li no livro do Avelino Ferreira, essas grades foram retiradas em 1913, e pelo que já pesquisei em trablhos sobre outros asuntos, a informação dele, ao que me parece, procede. Até por conta das roupas das pessoas e dos "carros". Acho que a foto é do início dos anos 10.

    Ass.: Fabiano Artiles

    ResponderExcluir
  2. Fabiano, esta data me foi passada e acredito que você tem toda razão.

    ResponderExcluir