VISITANTES

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS ANTIGAS - PARTE 19

Grupo Escolar Saldanha da Gama
(1947)

     A Escola Normal de Campos foi a segunda instituição pública e oficial de formação de professores do Estado do Rio de Janeiro, e a primeira em toda a região Norte Fluminense. Criada em 1894, atraía alunos de diversas localidades do Estado. Essa Instituição, que funcionou durante sessenta anos como escola anexa ao Liceu de Humanidades de Campos, foi, nesse período, construindo uma cultura escolar e uma identidade própria. Em 1955 passou a constituir, junto ao Grupo Escolar Saldanha da Gama e ao Jardim de Infância José do Patrocínio, o Instituto de Educação de Campos, atual Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - ISEPAM.
    
(Texto: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br)

     O Grupo Escolar Saldanha da Gama, situado na Avenida 28 de Março nº 37, no bairro Turfe Club, foi inaugurado em 1947, pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cel. Edmundo de Macedo Soares e Silva, o prédio, construído nos moldes da arquitetura neocolonial, se destacava pela grandiosidade de suas linhas, no cenário rural e bucólico de um bairro que iniciava a sua expansão.
  
Hospital Ferreira Machado
Campos dos Goytacazes - RJ

Mercado Municipal
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
(1931)
Campos dos Goytacazes - RJ

Bairro da Lapa
(1943)
Campos dos Goytacazes - RJ


****************************



3 comentários:

  1. Sempre me alegro quando voce apresenta novas fotos de Campos, desta vez a alegria foi grande em ver a minha ex-escola.
    Sera que vc conseguiria algo sobre a casa do cha?!
    Nanystyle.

    ResponderExcluir
  2. Nanystyle, lembro demais da Casa do Chá (consumida por um incêndio), na época em que o gerente era o Fernando.
    Você encontrará um registro dela aqui no blog.

    Acesse aqui: http://camposfotos.blogspot.com.br/search?q=bonde

    Vamos ver se consigo algo mais.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Tá bem legal,é muito bom saber a história de nossa cidade.Já são 178 anos.Essas fotos é um fato histórico de Campos,como escolas que um lugar que todas as crianças precisam estar!Hospitais,que é onde nós se curamos,que agora infelísmente muitas pessoas estão com dengue e perdendo suas famílias,e bairros marcantes!

    ResponderExcluir