VISITANTES

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS ANTIGAS - PARTE 18

 A Câmara Municipal de Campos e a Praça São Salvador
(1916)
     Neste registro podemos destacar:
- O antigo Solar do Visconde de Araruama, que em 1916 (data deste registro fotográfico) abrigava a Câmara Municipal, e que após passar por um processo de restauração, passou a funcionar como Museu Histórico em 30/06/2012.
- A Praça São Salvador cercada por grades. Durante o período em esteve gradeada, o seu acesso era permitido até as 22:00, após este horário, tinha os seus portões fechados.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
(1905)

A Igreja, a rua Treze de Maio e os trilhos do bonde.

 Av. XV de Novembro
(1947)
     A Av. XV de Novembro, fotografada em 1947 por Gerardo Maria Ferraiuolli, o Patesko. Ao fundo podemos ver o prédio da Casa de Câmbio com seus três andares, e a direita,  parte da antiga Santa Casa de Misericórdia.

 Av. Sete de Setembro
(Anos 50)

     Nesta foto observamos as extintas Casa Almeida e Casa Dragão. A também conhecida por Sapataria Almeida, foi consumida por um incêndio e, atualmente, uma outra contrução foi erguida em seu espaço, que abriga nos altos a Rádio Campos Difusora. E a Casa Dragão cedeu lugar ao Hotel Dourado.

Praça Alberto Sampaio
(Anos 50)

     A Praça Alberto Sampaio com seus jardins, margeando o Canal Campos-Macaé. Destaque para o Mercado Municipal à esquerda.

**********


2 comentários:

  1. Nossa Joao ! Uma foto de 1916?!? Essas fotos sao verdadeiras reliquias. Quantas vezes fui com a mamae comprar sapatos na Casa Almeida!! O Parque Alberto Sampaio nao se chamava Jardim de alah?!?! Me lembro tambem das festas no parque Alzira Vargas, como sera que ele esta agora?!

    ResponderExcluir
  2. Nanystyle.
    Realmente o Parque Alberto Sampaio, quando eu o conheci, era também chamado de Jardim de Alah.
    Quanto ao Alzira Vargas, você vai encontrá-lo aqui também no blog. Infelizmente, quando fiz esta matéria, o Alzira Vargas estava abandonado e se deteriorando. Mas felizmente, talvez, depois de minha denúncia, ele encontra-se em reforma.
    Abração.

    ResponderExcluir