VISITANTES

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

JOCKEY CLUB DE CAMPOS (HIPÓDROMO LINNEO DE PAULA MACHADO) - PARTE 4 - CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

     Inaugurado em 1957 em Campos dos Goytacazes, tendo como presença os mais importantes políticos da época, o Hipódromo Linneo de Paula Machado, mais conhecido como Jockey Club de Campos, é um dos mais importantes Jockeys do Brasil.

     Infelizmente, o Jockey Club de Campos, atualmente é objeto de ações judiciais. Por contrair dívidas, dentre elas com o INSS, o Jockey foi a leilão.
     A dívida girava em torno de 200 mil reais.
     Primeiramente com o valor estipulado de 6 milhôes de reais, não teve comprador. Em seguida, porém com o valor incial de 3 milhões de reais, um grupo que pretende fazer do local um Condomínio, arrematou o Jockey por 4,550 milhões.
     Com muitos vícios no processo, o grupo arrematante, que já havia iniciado a demolição de parte do Jockey, foi obrigado a parar através de um embargo da Prefeitura Municipal, atribuindo uma multa de 100 mil reais, caso a demolição prosseguisse.
     Porém, já foi demolido o Pavilhão de Chegada; que abrigava a Comissão de Corrida, o Photchart, os Juízes de Chegada, o Sistema de Iluminação do Photochart, o Placar, a Bandeira de Confirmação do Páreo, ou seja, o Cérebro do Jockey. Também as cercas limítrofes das raias, já foram demolidas.


Demolido



Demolido

     Em 30/06/2010, foi realizada sua última programação, que contou com 11 páreos.

     É mais um ítem do Patrimônio Histórico da cidade, que provavelmente irá desaparecer.

     Resgatando parte de sua história, aqui estão alguns registros fotográficos de premiações, que fazem parte do acervo do Jockey Club de Campos. Nestes registros, encontramos participações de nomes importantes da história do Jockey e da cidade de Campos dos  Goytacazes.




Alfredo Restum, Eduardo Saldanha, J. Costa, Nataniel de Souza Barros e esposa.

Alfredo Restum, J.Costa e Eduardo Saldanha (presidente do Jockey).

Sílvio Cruz (treinador) e esposa, Zaíra Barbosa e Severino Veloso.

Severino Veloso e Sílvio Cruz (treinador).

     Nataniel de Souza Barros, Eduardo Saldanha, Gianino Sossai, Joelcio Manhães, Sílvio Cruz e Hélvio Santafé.

Amaro Gimenes (presidente do Jockey), A. André (jóquei) e Rockfeller Felisberto de Lima.

 Altamir Bárbara e Hervé Salgado Rodrigues.

Jorge Renato P. Pinto e George Dias Farah.

Dr. Almeida Gusmão, Eduardo Saldanha e Sra. Maria Ribeiro de Souza.

Nicolau Louzada entrevistando Eduardo Saldanha.

Orlando Rocha, Alfredo Restum, P.R. Soares (treinador) e Gilberto Assad.

Sandro Vivácqua, Patativa e J.M. Oliveira (jóquei).


Décio Monteriro e Eduardo Saldanha.

Ana Maria Ripper, Eduardo Saldanha e J. Costa.
(22/04/1985)

Roberto Coutinho, Eduardo Saldanha, Elviton Pessanha e Malvino Gonçalves.

Eduardo Saldanha, Malvino Gonçalves, Genildo Gomes (treinador) e L.M. Nascimento (jóquei).

Marcus Farelli, R. Fontoura (treinador), J. Souza (jóquei) e Antônio Rocha.

Marcus Farinelli,Tomaz Francisco Espinosa de Oliveira, Orlando Rocha, R. Fontoura (treinador), Patativa e Marcio Rocha.

R. Ferreira (jóquei) e Eduardo Saldanha.


     As fotos e as informações postadas, foram amavelmente concedidas por Vitrúvio Figueiredo, que é o último funcionário do Hipódromo Linneo de Paula Machado (Jockey Club de Campos). Vitrúvio dedicou toda sua vida ao Jockey, trabalha lá desde 1964.

Vitrúvio Figueiredo

Vitrúvio Figueiredo


**********



19 comentários:

  1. Excelente postagem que muito enriquecerá meu trabalho.

    Obrigadíssimo!
    Cristiano Pluhar.

    ResponderExcluir
  2. Quem vive de passado é museu. Sou morador do bairro Jóquei e torço para que essa porcaria de Jóquei Clube seja finalmente vendido para que possamos ter no bairro, que já é totalmente precário, algo ÚTIL, como um hipermercado, shoping, condomínio, etc. O ideal mesmo seria ter naquela área abandonada um CENTRO ESPORTIVO nos moldes do Centro Esportivo Miécimo da Silva, localizado no bairro de Campo Grande - RJ.
    Corridas de cavalos ? Isso já era !

    Esportes SIM. Apostas ? Tô fora !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É GRIEG, VC É REALMENTE UMA FIGURA. O QUE ESTE PATRIMONIO HISTORICO PRECISA SERIA DE UM ADMINISTRADOR COMPETENTE, UMA GESTÃO SÉRIA. COM ISSO ESSE MESMO JOQUEI CLUB TERIA DINHEIRO PARA ALÉM DAS CORRIDAS DE CAVALOS FAZER NO MEIO UM CENTRO ESPORTIVO POIS ESPAÇO NÃO FALTA, MAIS TBEM TERIA BELEZA. CASO VC NÃO SAIBA POIS PELA SUAS PALAVRAS VC SÓ MORA MAIS NÃO SABE ONDE UM CAVALO TEM O RABO, ESTA INSTITUIÇÃO SUSTENTOU MUITAS FAMILIAS DIGO EMPREGO E TALVEAZ A SUA NO PASSADO. PORÉM PASSOU NAS MÃOS DE ADMINISTRADORES POLÍTICOS QUE SÓ ROUBARAM E TIRARAM PROVEITO. TUDO QUE VC PEDIU TERIA COMO FAZER E DAR MUITO LUCRO A CAMPOS E PRINCIPALMENTE AO BAIRRO.

      Excluir
  3. Meu caro Grieg.
    Realmente o passado tem no Museu, a sua maior janela para expor as suas histórias. Esta cidade tem a sua história para contar, e o Hipódromo faz parte disso.
    Concordo que o bairro do Jóquei necessita de melhorias, porém ainda se pode encontrar outras áreas livres para se construir o que você pede.
    Só uma coisa me intriga em você. Já que não gosta tanto assim do passado, por que utiliza uma foto antiga ( que eu acredito que não seja a sua pessoa), em seu perfil????
    Acho meu caro Grieg, que gosta do passado sim, só que ainda não se apercebeu disto.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. VAMOS LUTAR PARA NÃO DEIXAR ACABAR O HIPODROMO

    ResponderExcluir
  5. Caro João Pimentel:

    Quanto a foto que utilizo, trata-se do compositor norueguês Edward Grieg, que tanto admiro.
    Certamente gosto de inúmeras coisas do passado, coisas úteis, agradáveis e que sirvam de inspiração.
    Esse hipódromo, se fosse utilizado com escola de equitação, se fosse tido como polo de melhoramento genético de raças equinas, se fosse mantido como um centro veterinário avançado, se fosse objeto de fomento de pesquisas nas áreas de pastagens e controle de doenças dos equídeos... aí sim concordaríamos em tê-lo por mais muitos e muitos anos. Não é o que está acontecendo, infelizmente.
    O bairro Jóquei do lado onde moro é uma porcaria, sem os serviços básicos de Correios, internet, posto de saúde, policiamento, além de comércios ilegais (em sua grande e esmagadora maioria) e total falta de infraestrutura (rede coletora de esgotos sanitários, bueiros para coleta de água pluviais, etc).
    Não posso concordar em manter, numa área enorme como aquela, algo totalmento improdutivo às custas do romantismo e especulação de uns poucos cidadãos. O bem comum deve sempre prevalecer sobre interesses individuais, não acha ?
    Precisamos de um parque, uma enorme área verde e essa área do Jóquei serviria para isso: uma área verde para o descanso da população com árvores e lagos e locais para atividades esportivas.
    O Hipódromo já acabou faz tempo e não se apercebem disso...
    Corridas de cavalos já fazem parte do passado. Hoje em dia as pessoas querem saúde e qualidade de vida.
    Insisto: precisamos ali de algo ÚTIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRIEG, MAIS UMA VEZ VOU LHE RESPONDER QUE VC ANDA FALANDO E PEDINDO COISAS PRA PESSOAS ERRADAS, POIS SE SEU BAIRRO E MEU ANTIGAMENTE NÃO TEM A ESTRUTURA QUE VC QUER É PORQUE OS POLITICOS DE SEU BAIRRO E CIDADE NÃO LIGAM E NÃO TEM QUEM COBRE DELES OS FEITOS. MAS SE VC IMAGINA QUE VÃO FAZER ISTO AGORA, CONTINUA ENGANADO, VC SE ENGANA FÁCIL. DESEJAR UM FIM DE ALGO QUE É PATRIMONIO HISTORICO, FONTE DE TRABALHO E SUSTENTO DE MUITAS FAMÍLIAS E ERA PRA SER UM DOS MELHORES CENTRO DE TREINAMENTO DE CAVALOS DE CORRIDAS DO BRASIL, TRAZENDO RECEITA E CADA VEZ MAIS INVESTIMENTO PARA SEU BAIRRO E CIDADE. É TAPAR A PENEIRA E SUSSESSIVOS ERROS DE GESTÃO DE SEUS POLITICOS QUE PERMITIRAM TUDO QUE ACONTECEU NAS GESTÕES DO HIPÓDROMO.

      Excluir
  6. Grieg.
    Realmente, o bairro cresceu muito nos últimos anos e necessita de melhorias.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. A MAIOR VERGONHA DOS ÚLTIMOS ANOS EM NOSSA CIDADE FOI O FECHAMENTO DO JOCKEY CLUB DE CAMPOS. APÓS A SAÍDA DA ADMINISTRAÇÃO DE EDUARDO SALDANHA, NOSSO HIPÓDROMO CAIU NAS MÃO DE "presidentes" COMO O SR. CÉSAR GAMA (QUE TAMBÉM DESTRUIU O AMERICANO FC - ESTÁ PELA 1º VEZ NA 2ª DIVISÃO), SR. ORLANDO ROCHA, CULMINANDO COM ESTE APROVEITADOR CARIOCA QUE ASSUMIU A DIRETORIA NA ÚLTIMA GESTÃO PARA VENDER UM DOS MAIORES PATRIMÔNIOS DO ESTADO. FOMOS POR VÁRIOS E VÁRIOS ANOS O 3º MAIOR HIPÓDROMO DO PAÍS. ACOMPANHEI O ÁPICE E A DECADÊNCIA DO HIPÓDROMO, POIS MEU PAI (JOSÉ CLÁUDIO GOMES BARCELOS) FOI DIRETOR DO HIPÓDROMO E PROPRIETÁRIO DE CAVALOS POR VÁRIOS ANOS ATÉ SEU FALECIMENTO EM 1996). A CIDADE SE ENTRISTECE COM O DESCASO DO PODER PÚBLICO, FECHANDO SEUS OLHOS PARA A DELAPIDAÇÃO DE NOSSO PATRIMÔNIO, BEM COM PARA AS PESSOAS QUE RESIDEM E SUSTENTAM SUAS FAMÍLIAS ATRAVÉS DO TRABALHO EM NOSSO JOCKEY CLUBE.

    JOSÉ CLÁUDIO LEÃO BARCELOS

    ResponderExcluir
  8. REALMENTE É UMA VERGONHA TUDO QUE ACONTECEU COM JOCKEY CLUB DE CAMPOS. FUI UM DOS MORADORES, MEU PAI FOI JOQUEI E TREINADOR HOJE FALECIDO, MAIS TENHO CERTEZA QUE ONDE ELE ESTIVER ESTARÁ TRISTE PELO DESFECHO. ESTE HIPÓDROMO TERIA DE SER UM PATRIMONIO HISTORICO PARA CAMPOS, SINTO PELO FATO DE NUNHUMA DAS PREFEITURAS TEREM VISTO COM CARINHO ESSA SITUAÇÃO. CAMPOS PERDEU UM PEDAÇO DE SUA HISTORIA COM A VENDA DESTE E MAIS UMA VEZ OS CORRUPTOS GANHARAM.

    ResponderExcluir
  9. ACHO TOTALMENTE ERRADO O FECHAMENTO DO JOCKEY CLUB DE CAMPOS , POIS APESAR DE NÃO MORAR POR PERTO E SÓ VISITAR O HIPÓDROMO POUCAS VEZES TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ESSE LUGAR QUE FAZ PARTE DA MINHA VIDA E DA HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA TAMBÉM , MEU PAI FOI JÓQUEI E HOJE É TREINADOR NO JCB (C.A.MARTINS) QUE JÁ GANHOU DIVERSOS PÁREOS INCLUSIVE GRANDES PRÊMIOS NO HIPÓDROMO . ACHO QUE ESSE PRESIDENTE FOI O MAIS MAU CARÁTER DE TODOS OS PRESIDENTES DE JOCKEY CLUBES DO MUNDO . UM CARA HONESTO NÃO FAZ O QUE ELE FEZ , E COMO JÁ CITADO ACIMA ELE JÁ DESTRUIU O AMERICANO FC . COMO PÔDE UM HOMEM DESSES TER SIDO ELEITO COMO PRESIDENTE DE UM LUGAR QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO E VENDE-LO . ISSO É UMA VERGONHA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da família Martins de campos meu pai citava um tio alfaiate de nome Assis não conheço campos deve ser uma bela cidade

      Excluir
  10. silvanamartins2003@ig.com.br28 de novembro de 2012 às 22:33

    Sou moradora do Jockey Club e fico indignada com a falta de interesse dos nossos políticos. Hipodromo ser vendido para ser demolido!!!!!Isso é uma vergonha!!Muitos não sabem mas a história da Escola Estadual Constantino Fernandes começou no Hipodromo Lineu de Paula Machado,nosso Jockey Club.Nos anos 60 o Jockey serviu de escola a qual tinha o nome de Grupo Escolar José Américo de Vasconcelos Peixoto, no qual a diretora era Áurea Maria de Andrade Jorge Simão.Doutor Mery vendo a necessidade de termos um local para estudar doou um terreno onde hoje funciona o atual Constantino Fernandes.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Alguém sabe dizer se já ocorreu a demolição total do hipódromo? O que aconteceu com os studs fabrício e peterson e fátima e márcio. Existem cavalos alojados no hipódromo?

    Rafael Teixeira

    ResponderExcluir
  12. Meu caro anônimo, ainda não aconteceu a demolição total. Quanto aos studs, não sei te informar. Ainda existem cavalos alojados por lá, mas só mangalarga.

    ResponderExcluir
  13. Ola sou do rio grande do sul,este hipodromo fes parte da minha vida tb, pois morei ai 2 meses , quando meu tio oni ricardo foi para o rio e eu e minha familia ficamos ai, era muito bom os finais de tarde na foto de numero 11 quem esta ali é antonio ricardo e nao condiz com aquele nome. É uma pena acabar desse jeito.Mas meu tio ainda mora ai no conjunto 4 ou 5.

    ResponderExcluir
  14. Estive a caminhar hoje por onde se situa o hipodromo e grande parte do muro que era enorme esta quase caindo e deu pra ver o lado de dentro, uma lastima. Agradeço a meu pai que no final da decada de 90 me levou umas 3 vezes para apostar e ver o show maravilhoso e emocionante de corridas de cavalo. Nada contra aposta, se bem direcionadas podem ser momentos de lazer e divertimento mas quando se cai no vicio e se aposta o salario do mes ai ja é um problema.
    Algum grupo ou alguem com bastante dinheiro e que ame cavalos e o esporte poderia ter uma visão holistica e invetir no local e manter a tradição das corridas e acrescentar algo novo ao local tipo um pequeno hotel ou restaurante, uma loja de protudos voltada para animais desse porte ou outros, entrar em parceria com prefeitura e montar um cetro de terapia com cavalos ou um hospital, utilizar aquele grande espaço para shows em finais de semana mais sem prejudicar os moradores do bairro ideias e que não falta o que falta e força de vontade e trabalhar para isso.
    Mas a prefeitura vendeu para se construir mais casas???Putz! Ja não basta o Jockey 2 onde moro( que pelos correios e considerado como Bairro Jockey Club) e o Novo Jockey( que considero como Jockey pois e so ali do outro lado da pista). Se derrubarem o predio vão ter que mudar de vez o nome do bairro...

    ResponderExcluir
  15. Vivi Toda minha adolescência no jokey club, um lindo patrimônio da cidade, tinha orgulho da minha mãe q trabalhou no msm durante 17 anos de carteira assinada i até hoje não recebeu um centavo, por causa de diretores ladrões como o doutor Orlando q o jokey foi a falência infelizmente

    ResponderExcluir
  16. Ver a foto do meu pai aqui me bateu uma nostalgia... Lembro que íamos sempre às corridas. Meu pai amava o Jockey, assim como o Americano Futebol Clube, a Faculdade de Medicina, a cidade de Campos dos Goytacazes... Época de homens de verdade, com ideais, paixão e honra.

    ResponderExcluir