VISITANTES

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

JOCKEY CLUB DE CAMPOS (HIPÓDROMO LINNEO DE PAULA MACHADO) - PARTE 2

Jockey Club de Campos
Hipódromo Linneo de Paula Machado
Campos dos Goytacazes - RJ

Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, pesquisa o Hipódromo Linneo de Paula Machado.

           
            No intuito de resgatar e preservar a memória campista, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, através da bolsista Alba Vieira e do pesquisador Cristiano Pluhar, pesquisa atualmente, a bela História do Hipódromo Linneo de Paula Machado.
            Em Maio do presente ano, após leilão federal, amplamente divulgado pela imprensa local, a sede social e o Hipódromo Linneo de Paula Machado foram adquiridos por empresários do setor imobiliário.
            O projeto trata, inicialmente, da importância do cavalo à cultura e economia local, mencionado documentalmente pela primeira vez no ano de 1545, em carta de Pero de Góis da Silveira, Donatário da Capitania de São Thomé, passando pelos Sete Capitães, as Cavalhadas, Manoel Martinz do Couto Reys, na figura de Benta Pereira, adentrando o século XIX, onde inicia o processo de criação de diversos prados até o século XX onde, no ano de 1938, a ideia da criação de um Hipódromo se oficializa, tendo sede estabelecida em 1957.
            A lida valorizará a metodologia da História Oral, dando vozes aos integrantes que participaram da vida do Hipódromo. Apostadores, criadores de cavalos e antigos trabalhadores, inclusive jockeys, integram o trabalho que, em 2012, comporá um livro.

                                                                                                          Cristiano Pluhar


**********


3 comentários:

  1. SOLICITO QUE ENVIE UM E-MAIL ASSIM QUE O LIVRO FOR PUBLICADO, POIS TENHO INTERESSE EM COMPRÁ-LO. FUI PROPRIETÁRIO DE CAVALOS DE CORRIDA POR VÁRIOS ANOS, E MEU PAI DIRETOR DE NOSSO SAUDOSO HIPÓDROMO POR VÁRIAS GESTÕES.
    CASO NECESSITE DE ALGUMA COLABORAÇÃO COM INFORMAÇÕES PARA O LIVRO, ESTOU A DISPOSIÇÃO.
    GRATO,JOSÉ CLÁUDIO LEÃO
    leaobarcelos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. silvanamartins2003@ig.com.br28 de novembro de 2012 às 22:45

    Deveriamos nos reunirmos e fazermos uma passeata contra a demolição do Hipódromo, nosso Jockey para vermos se conseguimos chamar a atenção das nossas autoridades!!!

    ResponderExcluir
  3. eu acompanhava Campos na TV Turfe a 5 anos atrás quando romperam com o JCB catedra que a mantinha vivemos num país sem cultura a cultura é as florestas e glebas e o sexo,mas nao deveriam demolir Campos eu acompanho e gosto de turfe desde 1998 uma perda irreparavel patrimonio historico da cidade mesma coisa iriá acontecer se fossem demolir em Sao Vicente-SP o hipodromo.
    É um exemplo.Se dar pra fazer muita coisa com 9 hectares de terra que dirá com 170 mil metros quadrados de area construida.
    Que bom que a demoliçao parou e levaram multa e mesmo que demolissem da pra fazer muita coisa com 170 mil metros quadrados de area construida. Que bom que a justiça evitou a demoliçao e esta sendo preservado. Me sigam no Twitter-Guardiao da Natureza @AnderHermes conta cadeada!!

    ResponderExcluir