VISITANTES

sábado, 5 de novembro de 2011

ÍNDIO GOITACÁ - CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Índio Goitacá
(Ilustração: livro Capitães do Brasil, de Eduardo Bueno, Rio de Janeiro, Objetiva:2006, 2a edição)


Quem eram os Goitacazes?

     Os Goitacazes formaram um grupo indígena, hoje extinto, que habitava no século XVI a região costeira entre o rio São Mateus, no Espírito Santo e a foz do rio Paraíba, no Rio de Janeiro.   ”Goitacaz“ quer dizer corredor, nadador ou caranguejo grande comedor de gentes.  Fisicamente possuíam pele mais clara; eram mais altos e robustos que os demais índios do litoral. Considerados muito perigosos entre outras características, por sua extraordinária força.

     Aqui estão essas passagens, encontradas no livro Capitães do Brasil, de Eduardo Bueno, páginas 106 e 107:

     De acordo com o relato de frei Vicente do Salvador (1564-1639), os Goitacazes mais pareciam ” homens anfíbios do que terrestres”, que nenhum branco era capaz de capturar, pois “ao se verem acossados, metem-se dentro das lagoas, onde ninguém os alcança, seja a pé, de barco ou a cavalo. “  Ainda conforme frei Vicente, os Goitacazes eram capazes de capturar peixes ” a braço, mesmo que sejam tubarões, para os quais levam um pau que lhes metem na boca aberta, que não a pode cerrar com o pau; com a outra mão lhe tiram por ela as entranhas, e com elas a vida, e o levam para terra, não tanto para os comerem, como para dos dentes fazerem as pontas de suas flechas, que são peçonhentas e mortíferas”.
     Se não comiam tubarões, os Goitacazes eram, segundo o francês Jean de Léry (1534-1611),  ”grandes apreciadores da carne humana que comem por mantimento e não por vingança  ou pela antiguidade de seus ódios”.  Para Léry, a tribo deveria ser considerada a mais bárbara, cruel e indomável das Nações do Novo Mundo: selvagens, estranhos e ferozes, que não só "não conseguem viver em paz entre si, como mantêm guerra permanente contra seus vizinhos e contra estrangeiros".
     Embora rival de Léry, o cosmógrafo André Thevet ( 1502-1592) confirma o relato de seu desafeto.  Thevet afirmou que, após capturar um inimigo, os Goitacazes “imediatamente trucidam e o comem seus pedaços quase crus, como fazem com outras carnes”.

     (Postado por http://peregrinacultural.wordpress.com/ em 15/05/2009)


********************


O ÍNDIO E A ESTÁTUA

     Fico aqui, de novo, pensando com os meus botões...
     Desta vez, imaginando, qual seria a reação que teria um guerreiro da tribo goitacá, se pudesse viajar no tempo e ver a "homenagem" que nossas autoridades andaram prestando a ele. Tenho certeza de que não ficaria feliz com isso. E de acordo com a personalidade deste guerreiro, provavelmente, ia botar para correr da cidade muita gente.

     Campos "dos Goytacazes", uma estátua, história... Até que a intenção, sem dúvida alguma foi muito boa. O local escolhido também, bem adequado. Parabéns pela iniciativa.
     Agora sim, Campos teria parte de sua história sendo mostrada para todos que por aqui passassem.
     E assim foi feito.

(Foto: Angelo Carlos Ronchi/Panoramio)

Avenida Nilo Peçanha
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto: WallyP - http://www.skyscrapercity.com/ em 02/05/2005)


(Foto: Edson Wander em 2009)

     Erguida, onde hoje, considera-se como a entrada da cidade de Campos dos Goytacazes, a estátua tem o nome de seu criador (artista plástico), desconhecido.
     Infelizmente, mais uma vez, o descaso de nossas autoridades, para com nossa história, com nosso patrimônio, se manifestou nesta estátua. O dinheiro público, que foi investido, se perdeu.
     Com problemas em sua estrutura, já que o material utilizado não correspondeu, a estátua do Índio Goitacá, depois de algumas tentivas para mantê-la erguida, foi retirada em 2006 pelo então prefeito em exercício, Roberto Henriques, explicando que o índio poderia cair a qualquer momento.


CAI O ÍNDIO GOITACÁ

Cai o Índio Goitacá
(Foto: Alexandre Bastos - http://www.fmanha.com.br/)


     A estátua do índio Goytacá, retirada da entrada da Cidade, está esquecida em um canto do Arquivo Municipal de Campos. Lá, ela sofre o desgaste causado pelo tempo, enquanto poderia estar em alguma praça de nossa Cidade. O Instituto Historiar torce para que alguma providência seja tomada, para que não tenhamos de ver o dinheiro público, que foi investido na construção dessa estátua, perdido no tempo e na memória do povo campista.
     (Texto:
http://institutohistoriar.blogspot.com/2008/08/descaso.html)


Estátua do Índio Goitacá
Arquivo Municipal de Campos


Estátua do Índio Goitacá
Arquivo Municipal de Campos

Estátua do Índio Goitacá
Arquivo Municipal de Campos



********************


OPINIÃO do CAMPOS DOS GOYTACAZES EM FOTOS:

     É muito triste sempre ver os exemplos dos descasos praticados, mas pelo menos acertaram com o lugar para jogar a estátua, no Arquivo Municipal de Campos. Enquanto estiver por lá, mesmo se deteriorando, continuará sendo história...



********************




24 comentários:

  1. Cleide Maria R.Azeredo13 de março de 2012 às 12:57

    É triste observar fotos como essas,uma estátua que representa a própria história jogada como se fosse algo que não tem mais valor.Nem mesmo pelo tempo que lá ficou ou pela marca virou,foi respeitada.A nova geração não teve a oportunidade de ver tal monumento ao chegar à sua cidade como tantas vezes eu tive.Visualizar o índio era ter a certeza que chegou à cidade de Campos.Gostaria que dessem um destino melhor ao índio,que durante muito tempo representou nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. pocha muita sacanagen tirar a imange que representa a nossa cultura a nossa cidade e muito triste ver isso porque eu sou goitacaz ate morrerre

    ResponderExcluir
  3. Essa estátua é de fibra de vidro ?

    ResponderExcluir
  4. Já que o problema era que a estátua estava caindo e oferecia risco, por que então não construíram outra melhor e maior e colocaram no lugar. Aquela estátua era um símbolo para a cidade.

    ResponderExcluir
  5. Willis.
    Concordo plenamente com você. Aliás, eu acho que o índio, é o símbolo maior de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. vamos lutar em prol do nossos memoráveis antepassados Goitacá e pedir nosso estatua que é nossa por direito de volta a entrada da cidade.
    quem estiver comigo nessa,vamos pra briga
    gabrielazahra@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. tenho um amigo em Olinda que pode fazer uma à altura dos goytacases e da cidade , está no facebook Demétrio albuquerque .Mora em Olinda e acho que ele pode fazer uma aí .

    ResponderExcluir
  8. João Pimentel, queremos nosso Índio de volta, por favor entre em contato comigo, vamos nos unir, pensar no que poderíamos fazer,estou disposta a lutar pela causa!!!!
    gabrielazahra@gmail.com - facebook ou pelo e-mail msm!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de pedir a quem me enviou a mensagem a seguir, que se identificasse por e-mail:
    - "Estou fazendo parte de um grupo que quer uma nova estátua que representa verdadeiramente os primeiros Habitantes das terras campistas".

    ResponderExcluir
  10. Gabriela, realmente o índio está fazendo falta na entrada da cidade. Precisamos de um novo. É o nosso maior símbolo.

    ResponderExcluir
  11. toda vez k passo pela estrada de tocos fico muito triste de ver o indio caido lá

    ResponderExcluir
  12. O índio sentado no toco era tão maneiro! Símbolo GLS da cidade mais gay do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  13. Maior descaso pela nossa história!Tiraram o Índio e colocaram uma do Petróleo. Tiraram porque iria ficar caro o conserto. Mesmo caso é a praça na Alberto Torres, tiraram as do Palácio da Cultura e colocaram na antiga Praça do Canhão, praça ficou horrível. Acho que não sobrou dinheiro para o término!

    ResponderExcluir
  14. Exigimos a estatua no lugar habitual. A única figura que melhor representa os nossos antepassados é a estatua do índio. Porque sou Goitacás e me orgulho disso.. ´não sou descendente de petróleo, para colocarem aquele trombolho de ferro na entrada da cidade.

    ResponderExcluir
  15. daqui a pouco irão mudar o nome da cidade e colocar campos do petróleo....

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela sua iniciativa, concordo com vc e acho que deveríamos honrar e estar ciente da vida dos nossos antepassados

    ResponderExcluir
  17. Estátua feia e ridícula. Ainda bem que foi retirada. Se querem um estátua quie represente os índios goytacazes que seja feita uma de melhor qualidade e não esse lixo.

    ResponderExcluir
  18. Jocinéa Ferreira de Abreu - dói na alma ver o índio símbolo da nossa cidade desta maneira. Por que não mandam consertar ou fazer outro? É nosso símbolo, numa cidade rica dessa e tudo vai se perdendo. Vamos lutar por isso.

    ResponderExcluir
  19. Jocinéa, você tem toda razão, o índio é o símbolo da cidade. Eu também gostaria que uma outra escultura, com material adequado e uma anatomia correta, fosse criada para substituir a anterior. A ideia foi excelente, mas a sua execução foi um desastre total.

    ResponderExcluir
  20. Roberto Raul

    Nós campistas que amamos a história desta terra temos o dever de lutarmos para relocação de uma nova Estátua dos primeiros habitantes desta terra que por lutaram até a morte.Vamos travar uma luta em prol desta objetiv.

    ResponderExcluir
  21. E um descaso que fazem com a nossa historia, que serão do jovens que não conhecem e nem conhecerão nem a metade do que foi a nossa Planície dos Goytacazes, :(
    triste realidade.

    ResponderExcluir
  22. Levei anos para retornar à Campos e senti falta da estátua do índio. Bom ao Google e descobri com tristeza o fim que ela levou. Considero isto um ataque histórico cultural. Povo sem história está destinado à extinção. Isso sm falar que apóio firme as considerações aqui feitas. Em vez de fazerem praças para homenagear quem descuido da história Campos devia retomar seu rumo.

    ResponderExcluir