terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)


Estação Ferrroviária
Antiga Estação do Sacco
Campos dos Goytacazes - RJ

Estação Ferrroviária
(1922)
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : acervo particular de Antônio Carlos Gambaro Navarro - Kacau)

A estação foi construída no antigo adro da Igreja de Nossa Senhora do Saco.

Estação Ferrroviária
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : acervo particular de Antônio Carlos Gambaro Navarro - Kacau)

Estação Ferrroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : acervo particular de Antônio Carlos Gambaro Navarro - Kacau)



HISTÓRICO

     A estação de Campos foi inaugurada em 1875 pela E. F. Macaé a Campos.
     Em 1887, a Leopoldina adquiriu a E. F. Macaé a Campos. A linha, então, não cruzava o rio Paraíba: somente em 1905 a Leopoldina foi autorizada a estabelecer a ligação da antiga linha de Carangola, que se iniciava na estação Campos-Carangola, ao norte do rio, com a linha que estava ao sul do rio. A autorização exigia a construção de uma nova estação para atender à linha e todos os ramais que dali saíam. A ponte de ligação foi aberta ao tráfego em fins de 1907.
     A estação que atende Campos, hoje, foi construída nos anos 1940, substituindo a então existente.


Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Hugo Caramuru / http://www.estacoesferroviarias.com.br)

     A foto mostra os carros de aço carbono da RFFSA - SR8 Superintendência Regional Campos, anteriormente, RFFSA - 7ª Divisão Leopoldina, oriunda da antiga Estrada de Ferro Leopoldina e mostra, em primeiro plano, dois fantásticos carros de madeira para passageiros também oriundos da Leopoldina, na cidade de Campos - RJ, provavelmente em 1976. Um fato interessante é que os carros de aço carbono desta foto, que formavam o famoso Trem Cacique, já estavam nas cores originais da RFFSA. Para quem não se lembra, eles eram num tom vermelho-abóbora com a faixa da janela em tom creme, mas isso, na primeira fase da Divisão Leopoldina, como mostra uma foto propaganda da Santa Matilde. Acredito que esta seja a única foto dos carros de origem RFFSA - Leopoldina que os mostra nesta cor.
     (Fonte : Hélio dos Santos Pessoa Júnior - http://www.amantesdaferrovia.com.br)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Ralph M. Giesbrecht / http://www.estacoesferroviarias.com.br/ em 14/12/1996)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Ralph M. Giesbrecht / http://www.estacoesferroviarias.com.br/ em 14/12/1996)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Ralph M. Giesbrecht / http://www.estacoesferroviarias.com.br/ em 14/12/1996)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto: Inepac - 12/2003)

     O prédio foi ocupado pela Escola Pré-vestibular Pró-Uni . A Estação se encontra bastante descaracterizada pela sua atual utilização, porém bastante conservada, e guardando elementos típicos da estação, como, os guichês, relógios, uma miniatura de estação, etc.
     (Fonte: Inepac)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto: Inepac - 12/2003)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto: Inepac - 12/2003)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Ralph M. Giesbrecht / http://www.estacoesferroviarias.com.br/ em 14/12/1996)

Estação Ferroviária
Praça Cinco de Julho
Campos dos Goytacazes - RJ
(Foto : Guilherme M. Silva)

Parte do pátio da estação em 28-12-2008


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::




14 comentários:

  1. Hoje nesse prédio funciona a Secretaria Municipal de Educação.

    ResponderExcluir
  2. Pertunta: Onde ficava exatamente essa estação do Sacco? Por acaso, no mesmo local da estação atual de Campo? Ou em outro local? E a estação de Avenida, onde ficava?

    ResponderExcluir
  3. Ralph.
    1 - A Estação do Sacco é a mesma estação da E.F.L. que está localizada na Praça 5 de Julho.
    2 - A Estação Avenida ficava em frente ao Parque Alzira Vargas, na Av. 28 de Março.

    ResponderExcluir
  4. Ralph.
    A Estação Avenida em sua localização mais precisa era : no Passeio Municipal (atual Avenida 28 de Março) em frente ao Parque Alzira Vargas, na entrada da Rua das Palmeiras. Na parte de dentro trafegava o trem para Santo Amaro e Atafona; do lado de fora o Bonde Turf Club

    ResponderExcluir
  5. Campos tinha toda uma estrutura para manter esse tipo de transporte atualmente, na sua opinião o que poderia ter contribuído para que isso não acontece-se?

    ResponderExcluir
  6. PARABENS POR ESSAS FOTOS,ISSO RETRATA VOLTAR AO PASSADO,DE ONDE ME VEM BOAS LENBRANÇAS DE CAMPOS, FALTOU SO FOTOS DO NOTURNO, TREM DE PASSAGEIROS.
    LUIZ CARLOS RJ

    ResponderExcluir
  7. Agradeço as respostas sobre as estações. Com atraso, pois perdi o link. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Está na hora de reativar o transporte ferroviário para Campos, porque o rodoviário está uma lástima. Karin Alexandra.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, parabéns pelo belo trabalho e saiba que cultivar a história de uma terra não é um dom. Por isso Deus não te deu esse dom, como reconhece você mesmo, mas te deu essa missão sublime, que é a verdadeira dádiva que Deus dá a quem ele escolhe para desenvolver esse mister. Historiar não é desenvolver um dom, mas sim cumprir uma missão pré-determinada pelo Criador de tudo que pesquisamos. Tenho essa mesma missão aqui em Italva. Confira em www.italvaonline.com.br/historia.htm

    ResponderExcluir
  10. CARAMBA QUANTA SAÚDADE EU QUANDO MENINO VIAJEI MUITAS VEZES COM A MINHA MÃE NESSES TRENS DE MADEIRA PARA CAMPOS SAINDO DE NITERÓI,O CURIOSO É QUE MINHA MÃE QUERIA IR NO NOTURNO [ ERA COINHECIDO COMO O RÁPIDO, MAS EU COMO CRIANÇA E QUERIA APROVEITAR O MÁXIMO PEDIA PARA IR NO EXPLESSO E ESSE SAIA AS 06.00HS DE NITERÓI E CHEGAVA EM CAMPOS ÁS 23.00HS KKKKKK, ERA UMA AVENTURA E EU ADORAVA ESSE EXPLESSO PARAVA EM TODAS AS ESTAÇÕES PARA BALDEAÇÃO....GOSTEI MUITO DO SEU BLOGG AMIGO ME FEZ RECORDAR TANTAS COISAS BOAS DO PASSADO. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  11. TIVE A GRAÇA DE DEUS DE SER AUX. DE MAQUINISTA NESSA EPOCA..DEPOIS COM MAIS ESPERIENCIA PASSEI A MAQUINISTA...MAS VIVI INTENSAMENTE ESSES MOMENTOS MARAVILHOSOS..EU ERA AUXILIAR DE MAQUINISTA E MEU PAI ERA MAQUINISTA..OBRIGADO POR VC ME FAZER VOLTAR AO TEMPO E RELEMBRAR ESSES MOMENTOS FELIZES...

    ResponderExcluir
  12. tudo pode acontecer pelas das melhores transportes terrestre que se chama "ferrovia"pois em breve com certeza voltará em breve tanto carga e passageiro.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    sou estudante de arquitetura e gostaria de fazer o meu trabalho final sobre a estação de Mussurepe do ramal Santo Amaro.Você saberia me dar alguma informação sobre ela, ou onde eu posso encontrar as plantas dessa estação?

    ResponderExcluir
  14. Foi obra do império ou setor privado?

    ResponderExcluir