segunda-feira, 23 de setembro de 2013

LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS - RECORDAÇÕES

FOTOS:
ACERVO DE JOÃO CASTANHO

Curso noturno do Liceu, professores e alunos em 1954.
     Na primeira fila os três do meio, da esquerda para a direita são:  Prof. Castanho, Dr. Décio Creton e Prof. Aldano Sellos de Barros. Na terceira fila à esquerda D. Jacira.

 Professores e funcionários na biblioteca do Liceu, na década de 70.

 Salão nobre do Liceu, com professores do curso noturno na década de 70.

 Salão nobre do Liceu, com professores do curso noturno na década de 70.

Salão nobre do Liceu, com professores do curso noturno na década de 70.

Salão nobre do Liceu com professores do curso noturno na década de 70.

**********



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SOCIEDADE MUSICAL LYRA DE APOLLO - CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)


CAMPOS DOS GOYTACAZES EM FOTOS comenta:
     Um dos itens que a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Campos, incluiu num impresso denominado BELEZAS DE CAMPOS, é a Sociedade Musical Lyra de Apollo fundada em 19/05/1870. A Lyra sofreu um incêndio em 1990 e de lá para cá, os seus componentes sempre lutaram para restaurá-la.
     Finalmente, neste ano de 2013, somente com recursos próprios, podemos dizer que tal qual a Fênix que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas, a Lyra de Apollo está renascendo... No dia 15 deste mês, estruturas metálicas foram colocadas para receber a laje e o telhado, com design original. Este para mim, é o maior exemplo de preservação de Campos, sendo realizado por pessoas simples e sem dinheiro do poder público.
     Conheça mais a Lyra, através do músico e pesquisador Fabiano Artiles.









SOCIEDADE MUSICAL LYRA DE APOLLO
Por Fabiano Artiles

FUNDAÇÃO:

     Sua fundação se deu em 19/05/1870, na Rua da Constituição (atual Av. Alberto Torres), nº 39 (onde hoje está situado o “Empada Carioca”). Ao que tudo indica, seus primeiros membros e sócios-fundadores já faziam parte de outras sociedades musicais da época, porém estas sociedades eram pequenas, com repertório voltado à música religiosa (boa parte desses sócios eram membros de Igrejas, como o fundador Manoel Baptista Pereira de Castro). Contudo, a data de 19/05/1870, é apenas uma mera formalidade. Na verdade, a banda já existia antes desta data. A Sociedade Musical Lyra de Apollo surgiu quando esses músicos, membros de outras sociedades musicais, se juntaram e foram às ruas, tocando música, e fazendo uma espécie de “alistamento”, convocando os homens que apareciam pela frente, convocando aqueles que ficaram conhecidos como os “Voluntários da Pátria”, para a Guerra do Paraguai. Assim nasceu a Lyra de Apollo. A fundação, em 19/05/1870, foi também uma forma de se comemorar o triunfo brasileiro na Guerra. (A Guerra terminou em Abril de 1870.) Entre os seus primeiros sócios-fundadores destacam-se: Manoel Baptista Pereira de Castro, Rodolpho Antonio d'Oliveira, Lourenço Antonio Soares, Bernardo Bento Alves, Vicente Lusquinhos Junior e Frederico Leopoldo Itaborahy.

A SEDE:

     Depois de mudar de vários endereços pelo centro da cidade (Rua da Constituição, Rua da Quitanda, Rua Barão do Amazonas...), a Lyra de Apollo encontrou o seu lugar na Praça São Salvador, ao lado da Igreja Matriz, hoje a Catedral do Santíssimo Salvador.  O terreno foi comprado em 1909, tendo iniciado a construção do prédio em 1912, e inaugurado em 1914, com esforço e suor dos próprios membros da sociedade musical, além de doações da própria população campista, que sempre teve uma forte ligação com a banda. Um fato curioso: as ferragens que sustentam o prédio são simplesmente os trilhos que pertenciam a Estação Ferroviária da Leopoldina e as pedras, para o alicerce, do cais do Rio Paraíba do Sul. Em ambos os casos, foram levados às escondidas da polícia, sempre pela noite.A Lyra de Apollo só conseguiu pagar a última parcela pelas obras da sede em 1921. Hoje, em 2013, o prédio começa a ser reconstruído (após um incêndio em Novembro de 1990) graças aos esforços e uma luta quase que diária do Presidente e Maestro da Banda, o Sr. Ricardo de Azevedo. No dia 15/09/2013 foram colocadas as ferragens para a cobertura do prédio.

O presidente e maestro Ricardo de Azevedo e seus companheiros músicos da Lyra de Apollo.

14/09/2013, neste dia, não foi possível a instalação das peças metálicas por detalhes técnicos.

15/09/2013, finalmente as peças metálicas foram colocadas.
(Foto: Fabiano Artiles)

Detalhe da estrutura metálica já instalada, que irá receber a laje e o telhado com o design original.

Um dos cômodos no andar superior em obras, com paredes restauradas.

O músico e pesquisador Fabiano Artiles.


 O blogueiro e historiador João Pimentel, na sacada do Lyra de Apollo.

Sacada da Lyra de Apollo, ao fundo a Praça São Salvador.

A escada original de acesso ao pavimento superior.

     O maestro e presidente da Lyra de Apollo, Ricardo "Coração de Leão" Azevedo, com Fabiano Artiles e João Pimentel

FATOS E CURIOSIDADES:

- A Lyra de Apollo tem como padroeira Nossa Senhora da Glória e suas festas eram realizadas no mês de Agosto, na Igreja da Boa Morte.
- As cores oficiais da Lyra de Apollo são vermelho e amarelo (dourado).
- A Sociedade Musical Lyra de Apollo participou diretamente do movimento abolicionista em Campos dos Goytacazes-RJ, tendo tocado por inúmeras vezes nas conferências abolicionistas, geralmente realizadas no Teatro Empírio ou, às vezes, no Teatro São Salvador. Alguns dos sócios e músicos da Lyra de Apollo faziam parte do grupo de abolicionistas da cidade. A banda tocou nas comemorações da cidade pela assinatura da Lei Áurea.
- Em 14/06/1875 tocou na chegada de Dom Pedro II e da Família Imperial em Campos dos Goitacazes-RJ. Nesta data foi lançada a pedra fundamental da Estação Campos da Estrada de Ferro Carangola.
- Tocou na inauguração do Teatro Trianon, da Usina Santa Cruz, da Biblioteca Municipal de Campos, do então novo prédio dos Correios, na Praça São Salvador, da TV Norte Fluminense e na inauguração do Sandu, em Campos dos Goytacazes-RJ.
- Tocou na visita de Getúlio Vargas a Campos; tocou na campanha presidencial em 1950, para o presidente Eurico Gaspar Dutra; também tocou para o presidente Juscelino Kubitschek no Rio de Janeiro e na chegada de João Goulart, ao Brasil, em 1961, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro;
- Foi a Banda Oficial do Tiro de Guerra, em 1929.
- Estiveram na Lyra de Apollo, tocando e/ou estudando, os sambistas Wilson Baptista (tocou triângulo na banda, ainda garoto) e Delcio Carvalho (estudou música na banda com o maestro Etienne Samary). Dois dos maiores sambistas de todos os tempos do país.
- Sempre esteve entre os primeiros colocados do Encontro Estadual de Bandas, onde podemos destacar: o 2º lugar em 1976 (na Quinta da Boa Vista), o 3º lugar em 1980 (entre 38 bandas), o 1º lugar em 1982 (em Cabo frio), o 1º lugar em 1996 (em São Fidélis) e o 2º lugar em 1997 (em Rio das Ostras).
- A grande rival da Lyra de Apollo em Campos foi a Sociedade Musical Lyra Guarany. Numa rivalidade que se assemelhava muito com as rivalidades entre times de futebol.
- Principais maestros: Manoel Baptista Pereira de Castro, Lourenço Antonio Soares, José Ferraz, Joaquim Barbosa Fiúza, Juca Chagas, Álvaro de Andrade Reis (“Lóquinha”), Etienne Samary e Ricardo de Azevedo.




     *Em 2013 está sendo produzido um Documentário sobre a história da Sociedade Musical Lyra de Apollo, pelo músico e pesquisador Fabiano Artiles (que também prepara um livro sobre a sociedade musical), pela pesquisadora e cantora Simone Pedro, pela jornalista Talita Barros (do site Comum Cultura) e pelo designer Breno Lobato (do site Comum Cultura).



FONTES:

“Recortes da Memória Musical de Campos” de Vicente Marins Rangel Junior; Pesquisa pessoal do músico Fabiano Artiles, com auxílio da pesquisadora Simone Pedro, para a produção do documentário e do livro sobre a história SOCIEDADE MUSICAL  LYRA DE APOLLO.



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS DE 1948


CAMPOS DOS GOYTACAZES
(1948)
* Fotos de autoria desconhecida

Calçamento da rua Aquidabã
Centro
Campos dos Goytacazes - RJ

 Calçamento da Rua Domingos Viana
Turfe Clube
Campos dos Goytacazes - RJ

 Rua Barão de Carapebus esquina com Rua Álvaro de Barros
Pq. Tarcísio Miranda
Campos dos Goytacazes - RJ

 Rua Espírito Santo
Cajú
Campos dos Goytacazes - RJ

Rua São Bartolomeu
Cajú
Campos dos Goytacazes - RJ


**********