VISITANTES

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS ANTIGAS - PARTE 21

Externato Regina
(Os meninos -1954)
(Foto: arquivo de Ésio Macedo)
Campos dos Goytacazes - RJ

     Alunos e professoras com a fundadora e diretora Profª Lêda Boynard, na comemoração do Dia da Árvore, em 1954. Nesta ocasião foi plantada uma árvore na frente da escola, situada na Av. Sete de Setembro.
     Neste registro fotográfico, estão pequeninos campistas, que se tornaram grandes homens e ajudaram a construir a nossa Campos dos Goytacazes.
     As professoras: Lêda Boynard, Marlene Ferreira de Araujo, Marluce Guimarães e Rosane.
   Os alunos: Alfredo Cláudio Dieguez, Antônio Ferreira, Carlinhos Boynard, Carlos Augusto Gabriel, Carlos Vieira de Carvalho Sobrinho, Clésio Ribeiro, Cristóvão Lyzandro R. Gomes, Ésio Salgado Macedo, Francisco José Vasconcelos, Francisco Miguel Viana, Francisco Ricardo Lysandro, Francisco Roberto Siqueira, Gilberto Medina, Gilberto Prazeres, Ivald Riscado, Jaime Pessanha Tavares, José Geraldo, José Queiros Gomes, Luciano Ferreira de Araujo, Luiz Augusto Faria, Luiz Cláudio Arueira da Silva (fornecedor da foto), Luiz Sérgio Arueira da Silva, Luiz Sérgio Montenegro Vieira, Marcelo Novo, Munir Cury, Ralph Lima, Renato Cabral Pessanha, Renato Codeço, Renato Passos Leandro, Ricardo Moll, Ricardo Queiros Gomes, Roberto Boynard, Rubens Moll, Sérgio Burrows Raposo e Sérgio Rodrigues.

     Nota: Os meus agradecimentos a Carlinhos Boynard, filho da Profª Lêda Boynard, por fornecer os nomes, lembrados por ele, e que estão aqui publicados.

     Segundo informação de Ésio Salgado Macedo (presente na foto acima), no mesmo dia foi tirada uma foto das meninas, alunas da escola. Disse-me ele:
-"Lembro-me dos nomes de algumas colegas de turma: Regina Boynard, Janete Medina, Maria Esther Balbi, Helenita Abreu Bueno, Josélia Perrot, Julia Zehuri, Maria Gilda, Janine Codeço, Roseli Cotrin. Seria interessante conseguir essa foto... talvez uma delas tenha."

Externato Regina
(As meninas -1954)
(Foto: arquivo de Vera Young)
Campos dos Goytacazes - RJ

   De acordo com Vera Young, estas são algumas das meninas: Maria Izabel Freitas Sodré (Bebel), Lúcia Sodré, Lucy Freitas Sodré, Elizabeth Young Lobo, Neuza Motta Chrysostomo, Leila Hissa, Maria Tereza Raposo, , Marilia Young Tolomei, Ana Maria Oliveira Young, Eliane Oliveira Young, Rosângela Oliveira Young.

O Monumento aos Expedicionários e a Praça São Salvador
(Anos 50)
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador e a Catedral do Santíssimo Salvador
(Anos 70)
Campos dos Goytacazes - RJ

Automóvel Clube Fluminense - Antiga Sede
Campos dos Goytacazes - RJ

     Antiga sede do Automóvel Clube Fluminense, fundado em 14 de agosto de 1922. Foi demolida. Ficava na Rua Treze de Maio, onde nos dias atuais, é um estacionamento de veículos.

Usina São João
(Anos 70)
Campos dos Goytacazes - RJ


**********








sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS ANTIGAS - PARTE 20

Rua Boa Morte
(1955)
Campos dos Goytacazes - RJ

     Neste registro fotográfico, podemos ver, ao fundo, os extintos Posto de Gasolina Atlas e a Borracharia Atlas, de propriedade de Ricardo Moreira, que ficavam na esquina da rua Boa Morte com a rua Gil de Góes, atrás da Igreja N.S. da Boa Morte. O Posto Atlas é considerado o segundo posto de gasolina erguido em Campos.

 Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Campos dos Goytacazes - RJ

     Atual Centro Educacional N. S. Auxiliadora (CENSA), aqui em registro fotográfico nos anos 60.

Avenida Sete de Setembro
(Anos 50)
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
Campos dos Goytacazes - RJ

Vista Parcial - Centro
Campos dos Goytacazes -RJ


   Século XIX. Ao centro a Beira Valão com alguns barcos. No alto, à direita a antiga Matriz de São Salvador. À esquerda, no alto, a extinta Igreja Mãe dos Homens.

**********

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) EM FOTOS ANTIGAS - PARTE 19

Grupo Escolar Saldanha da Gama
(1947)

     A Escola Normal de Campos foi a segunda instituição pública e oficial de formação de professores do Estado do Rio de Janeiro, e a primeira em toda a região Norte Fluminense. Criada em 1894, atraía alunos de diversas localidades do Estado. Essa Instituição, que funcionou durante sessenta anos como escola anexa ao Liceu de Humanidades de Campos, foi, nesse período, construindo uma cultura escolar e uma identidade própria. Em 1955 passou a constituir, junto ao Grupo Escolar Saldanha da Gama e ao Jardim de Infância José do Patrocínio, o Instituto de Educação de Campos, atual Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - ISEPAM.
    
(Texto: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br)

     O Grupo Escolar Saldanha da Gama, situado na Avenida 28 de Março nº 37, no bairro Turfe Club, foi inaugurado em 1947, pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cel. Edmundo de Macedo Soares e Silva, o prédio, construído nos moldes da arquitetura neocolonial, se destacava pela grandiosidade de suas linhas, no cenário rural e bucólico de um bairro que iniciava a sua expansão.
  
Hospital Ferreira Machado
Campos dos Goytacazes - RJ

Mercado Municipal
Campos dos Goytacazes - RJ

Praça São Salvador
(1931)
Campos dos Goytacazes - RJ

Bairro da Lapa
(1943)
Campos dos Goytacazes - RJ


****************************